Belo Jardim, município localizado no agreste pernambucano e associado ao ICLEI desde 2021, participa do Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau (MIECF) 2025, na Mesa Redonda sobre Transformação Urbana Verde e de Baixo Carbono e Cooperação Industrial. Na ocasião, a cidade, representada pelo Eduardo Bruno da Silva Galvão, Secretário de Meio Ambiente de Belo Jardim, anunciou o compromisso do município de aderir ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) no Brasil, assinado pelo Prefeito Gilvandro Estrela de Oliveira.
O GCoM é a maior aliança global para liderança climática urbana, construída sobre o comprometimento de mais de 12.500 cidades e governos locais. Ao aderir um compromisso com o Pacto Global de Prefeito, a cidade requer um empenho para implementar políticas e assumir medidas para reduzir (ou limitar onde seja relevante) as emissões de gases de efeito estufa, preparar para os impactos das mudanças climáticas, aumentar o acesso à energia sustentável, e controlar o progresso em direção a esses objetivos. “Participar do MIECF 2025 é uma oportunidade única para Belo Jardim. Estamos reafirmando nosso compromisso com a sustentabilidade e o combate às mudanças climáticas, ao meio ambiente, ao cuidado das cidades e da natureza que as envolve. Queremos um município mais resiliente, com ações voltadas para a promoção de um desenvolvimento sustentável. Estamos aqui para aprender, compartilhar experiências e buscar parcerias que fortaleçam nossas iniciativas ambientais”, ressaltou o Secretário Eduardo Bruno da Silva Galvão.
O Secretário Geral do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Gino Van Begin, também marcou presença no momento. A cidade de Belo Jardim está em processo de construção do Inventário Compacto de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) com o apoio do ICLEI. A iniciativa tem como objetivo quantificar e monitorar as emissões locais. Dessa forma, é possível compreender o perfil das emissões resultantes das atividades dos diversos setores e o instrumento serve como base para elaboração de políticas públicas, definição de metas de redução de emissões e tomadas de decisão para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. “Hoje, Belo Jardim reafirma seu compromisso com o Pacto Global de Prefeitos e Prefeitas pelo Clima e Energia, reconhecendo a importância do inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), implementando ações que mitiguem os impactos das mudanças climáticas, promovendo uma cidade mais verde e resiliente para as futuras gerações”, declarou Rafaella Viana, Representante Institucional do ICLEI para a região.
O Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau (MIECF) é um evento profissional no setor ambiental e sustentável, promovendo continuamente o compartilhamento de melhores práticas e tecnologias ambientais inovadoras. O MIECF agora se tornou uma plataforma internacional para cidades, empresas e instituições colaborarem com o desenvolvimento sustentável em mudança climática, controle de poluição e indústrias de baixo carbono. A Mesa Redonda sobre Transformação Urbana Verde e de Baixo Carbono e Cooperação Industrial, além da participação do Secretário Eduardo Galvão, também contou com a presença de representantes de Pequim, Vietnã, Tailândia, Uzbequistão, e foi sediada pelo Secretariado do ICLEI Leste Asiático, representado por Shu Zhu, Diretor Regional e Representante na China.
Belo Jardim apresenta avanços significativos na agenda climática, que permitem a adoção de práticas mais assertivas para reduzir a pegada de carbono, como com a ferramenta do Inventário de Gases de Efeito Estufa, e a participação no evento oferece a troca de boas práticas e contato com redes que podem oferecer o apoio técnico e financeiro para a implementação de políticas ambientais locais. Além disso, o compromisso com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia posiciona Belo Jardim na visão de longo prazo de apoiar ações voluntárias para combater as mudanças climáticas.
Sobre o ICLEI
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é a maior organização intergovernamental do mundo para o desenvolvimento sustentável, trabalhando com mais de 2.500 governos locais e regionais. O ICLEI apoia ativamente os governos locais na promoção de ações sustentáveis, aprimorando ainda mais os esforços globais de sustentabilidade. Ativos em mais de 130 países, a organização influencia as políticas de sustentabilidade para o desenvolvimento de zero emissão de carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.
Sobre o Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau (MIECF)
O Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau (MIECF) é realizado desde 2008. Ele serve como um fórum profissional no setor ambiental e sustentável, promovendo continuamente o compartilhamento de melhores práticas e tecnologias ambientais inovadoras. O MIECF agora se tornou uma plataforma internacional para cidades, empresas e instituições colaborarem com o desenvolvimento sustentável em mudança climática, controle de poluição e indústrias de baixo carbono. Sob o tema “Inovação e Soluções de Desenvolvimento Verde para Construir Cidades Bonitas”, o MIECF 2025 contará com fóruns internacionais, reuniões de promoção de projetos e atividades de networking, com foco em áreas como mobilidade, edifícios verdes, gestão de resíduos, eficiência energética e energia renovável.