Precedendo a Cúpula da Amazônia, o Fórum das Cidades Amazônicas, uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Belém e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, junto com o ICLEI, convocou durante o 3 e 4 de agosto as autoridades locais de mais de 25 cidades da região.
O objetivo foi propor maneiras de ampliar a participação dos governos locais na Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), um pacto que engloba os oito países amazônicos: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela e consolidar o Fórum dentro do marco institucional da OTCA como espaço de representação e definição de prioridades dos territórios.
Como resultado, as cidades assinaram a “Carta de Belém”, um documento que realça a importância da cooperação entre as cidades amazônicas. A carta ressalta os desafios únicos ligados ao desenvolvimento sustentável dos territórios, bem como as peculiaridades ambientais, sociais e econômicas da região. Além disso, a carta pleiteia uma participação ativa das cidades amazônicas nos diversos fóruns internacionais onde se discute a pauta do desenvolvimento urbano sustentável e da ação climática. Versão portugues e espanhol
O evento contou com a presença do ICLEI América do Sul, representado pelo Gerente de Relações Institucionais e Advocacy, Braulio Diaz. As cidades associadas ao ICLEI, incluindo Manaus, Palmas, Barcarena, Boa Vista em Brasil, Florencia, na Colômbia, assim como a participação do Prefeito de Maynas no Peru, acompanharam o Prefeito Edmilson Rodrigues, da cidade anfitriã Belém, no destaque para a confirmação de Belém como sede do Encontro Nacional do ICLEI em 2024 e da COP30 em 2025.
Parceiros importantes, como o Instituto Sinchi, o BID, a GIZ, GCoM, ONU-Habitat, ABMS e a FNP, também se fizeram presentes.
Nos meses seguintes será discutido o plano de ação do Fórum assim como os próximos eventos nos quais destaca-se em outubro o Encontro regional de ICLEI em Porto Velho e a Semana do Clima da América Latina, LACWEEK em Panamá, assim como a COP 28 de Dubai em dezembro.
Para mais informações sobre os desdobramentos desses eventos, acesse o site e explore também o mural virtual no Miro com os resultados das discussões do Forum.
Diálogos Amazônicos e a aguardada Cúpula da Amazônia: Olhando para o futuro sustentável
Os Diálogos Amazônicos proporcionaram um espaço valioso para discussões multifacetadas sobre a Amazônia, envolvendo líderes políticos, cientistas e membros da sociedade civil. As conversas abordaram desde a importância da conservação ambiental até a promoção de oportunidades econômicas sustentáveis na região. Este evento prévio preparou o terreno para a grandiosa Cúpula da Amazônia, que reuniu líderes de destaque em nível global.
A Cúpula da Amazônia foi o ápice da série de eventos e trouxe líderes de todo o mundo para compartilhar visões e planos concretos para a preservação do ecossistema amazônico. Tendo em vista os desafios ambientais globais, a cúpula refletiu sobre como a comunidade internacional pode colaborar em prol da Amazônia e do planeta como um todo.