Avança projeto do ICLEI com Governo Britânico para tornar cidades da América do Sul mais resilientes

Por meio do projeto “NaBa: Nature-based Resilient Cities”, seis cidades colombianas já passaram por oficinas presenciais e outras 49 cidades da Colômbia, Peru, Equador e Bolívia estão sendo capacitadas para desenvolver suas Análises de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas.

16 de fev de 2023

Oficina presencial realizada em Yopal, em novembro de 2022 (Crédito: ICLEI SAMS)

Com o objetivo de combinar a ação climática e a conservação da biodiversidade, por meio de soluções baseadas na natureza e da adaptação baseada em ecossistemas, o projeto “NaBa: Nature-based Resilient Cities” está apoiando cidades da América do Sul a desenvolverem capacidades para se tornar mais resilientes e verdes. Financiado pelo pelo UK PACT – Nature Based Solutions and Adaptation do Governo Britânico e implementado pelo ICLEI em parceria com World Resources Institute (WRI) e Instituto de Investigación de Recursos Biológicos Alexander von Humboldt (IAVH), o NaBa tem como foco apoiar a iniciativa “Biodiverciudades” em seis cidades colombianas: Yopal, Villavicencio, Montería, Bucaramanga, Pasto e Pereira. Entre novembro e dezembro, cada um dos seis municípios recebeu uma oficina presencial, etapa que integra a elaboração da Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas (ARVC). Ao final do projeto, as seis cidades terão suas próprias ARVCs, um diagnóstico que fortalece a tomada de decisões para tornar os territórios mais resilientes e adaptados aos eventos extremos.

 

 

Além das cidades modelo do NaBa, mais de 500  técnicos municipais, pesquisadores e líderes de grupos sociais de 49 cidades na Colômbia, Equador, Bolívia e Peru estão participando da Capacitação de ARVC, desenvolvida pelo ICLEI América do Sul. Iniciada em 2 de fevereiro, a capacitação on-line, que conta com o apoio da iniciativa MCR2030, se estende até 30 de março e tem como objetivo promover a transferência de conhecimento da metodologia desenvolvida pelo ICLEI América do Sul para o corpo técnico de governos locais.

 

 

“Nossa intenção é que as cidades que participam da capacitação também possam desenvolver suas capacidades internas para avançar com a elaboração de suas ARVCs após a conclusão do curso”, destaca Isadora Buchala, Analista Regional de Resiliência do ICLEI América do Sul.

 

 

 

Sobre as oficinas presenciais nas 6 cidades da Colômbia

 

O ICLEI América do Sul está apoiando o desenvolvimento das ARVCs nas 6 cidades modelo do projeto NaBa. A realização das oficinas presenciais faz parte da aplicação da metodologia, que prevê uma etapa inicial de coleta de dados e mapeamento participativo. Por meio de dinâmica de grupo, os participantes puderam discutir e identificar no mapa da cidade os principais riscos e vulnerabilidades presentes em cada território. Os participantes também apresentaram suas percepções sobre os benefícios da natureza nos seus municípios.

Foram convidados para as oficinas líderes comunitários e moradores de comunidades vulneráveis. Assim como ocorre em todas as atividades do projeto NaBa, as oficinas tiveram como diretriz a igualdade de gênero e a inclusão social, incentivando a participação de mulheres.

 

 

Confira a lista de cidades que estão participando da Capacitação de ARVC:

 

  • Colômbia: Barranquilla, Bello, Bogotá, Bucaramanga, Buenaventura, Cali, Campoalegre, Cereté, Chía, Cúcuta, Dagua, Dosquebradas, Envigado, Fonseca, Fuente de oro, Ipiales, La Estrella, Magangue, Manizales, Medellin, Meta, Montería, Neiva, Palmira, Pasto, Puerres, Puerto Gaitán, Pupiales, Rionegro, Sabaneta, San Andrés de Tumaco, Santiago de Tolú, Sincelejo, Sogamoso, Tópaga, Toro, Villanueva, Villavicencio e Yopal.
  • Equador: Cuenca, Echeandía, Guayaquil, Machachi e Quito.
  • Bolívia: Buenavista, San Marcos e Tarija.
  • Peru: Lima.

 

 

Também participam da capacitação as seguintes organizações e empresas: EP Emseguridad, PNUD, INGETEC, Universidad Hemisferios, Universidad de Nariño, Empresa Publica Municipal de ASEO de Cuenca, Universidad Santo Tomás, Fundación Suyusama, Universidad Industrial de Santander, Junta de Acción Comunal, Establecimiento Público Ambiental Barranquilla Verde, E3 Works, Fundación Guambras en Acción, Empresa Publica Metropolitana de Agua Potable y Saneamiento de Quito, IDEAM, Instituto Distrital de Gestión de Riesgo y Cambio Climatico, Colegio de Ingenieros Ambientales de Tarija, e Corporación Tiempos de Vida.

 

➡️ Saiba como sua cidade pode avançar com o desenvolvimento da ARVC aqui.

 

 

Texto: Cibele Carneiro