Empresas Públicas de Medellín (EPM)

Colômbia

 

A empresa pública de Medellín (EPM) formalizou sua participação na Rede ICLEI, com o objetivo de estreitar os laços no campo da sustentabilidade. Essa parceria, baseada em um compromisso sólido com a preservação do meio ambiente, proporciona à EPM acesso privilegiado a uma ampla gama de recursos e conhecimentos. Entre esses recursos estão oportunidades de treinamento, ferramentas especializadas e opções de financiamento, bem como a oportunidade de se conectar a uma rede global composta por líderes destacados em sustentabilidade e especialistas em desenvolvimento sustentável. Essa associação também oferece acesso a recursos exclusivos para apoiar a consecução dos objetivos de sustentabilidade da EPM. Além disso, permite a oportunidade de compartilhar as melhores práticas da organização com outras entidades locais e regionais em todo o mundo, promovendo um intercâmbio mútuo de conhecimentos e experiências. Além disso, a EPM se beneficia de possibilidades de financiamento e colaboração para impulsionar projetos de sustentabilidade, bem como oportunidades de reconhecimento por meio de desafios, premiações, campanhas e eventos internacionais.

 

No que diz respeito à sua alinhamento com a agenda global de sustentabilidade, a EPM é signatária do Pacto Global das Nações Unidas desde 2006. A empresa também participa ativamente das atividades da Rede Global Compact na Colômbia e na região de Antioquia. A convergência das empresas que compõem o Grupo EPM com a Agenda 2030, e em particular com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, representa um compromisso sólido para contribuir, no âmbito empresarial, para abordar os desafios globais que se apresentam em nível local nas áreas geográficas onde a Organização está presente. Isso é feito em consonância com as agendas públicas em nível nacional, regional e municipal. Além disso, a EPM faz parte da iniciativa Caring for Climate e apoiou compromissos específicos na agenda nacional de clima, como a Aliança Setor Elétrico Carbono Neutro, que tem apenas 11 empresas como membros atualmente. Vale ressaltar que a EPM é uma das sete empresas na Colômbia que contribuem de maneira específica para a Contribuição Nacional Determinada da Colômbia até 2030. A empresa também é membro ativo do Nó Regional de Mudanças Climáticas de Antioquia e participa do Comitê temático interinstitucional de mudanças climáticas do Município de Medellín. Além disso, a EPM se envolve na Associação de Agentes do Mercado de Carbono na Colômbia, conhecida como Asocarbono.

 

Desde 2018, o Grupo EPM dispõe de uma Estratégia para as Alterações Climáticas (também designada por Plano Integrado de Gestão Empresarial das Alterações Climáticas) a partir da qual são desenvolvidas iniciativas ligadas à agenda climática; Entre os principais estão:

 

  • A estimativa anual do inventário de emissões de gases com efeito de estufa.
  • Verificação externa do inventário de emissões de GEE da EPM referente ao ano de 2016.
  • Verificação externa do inventário de emissões de GEE com âmbito do Grupo EPM correspondente ao ano de 2022 (a realizar entre setembro e dezembro de 2023).
  • A formulação, implementação, registro e monitoramento de projetos de redução ou captura de emissões de Gases de Efeito Estufa registrados em diferentes padrões de carbono, que permitem a geração de créditos de carbono (ou Certificados de Redução de Emissões) entendidos como um produto derivado das mudanças climáticas.
  • Iniciativas que visam a eficiência energética, a mobilidade sustentável (que inclui veículos elétricos em conjunto com automóveis veiculares a gás natural) e geração de energia a partir de fontes de energia renováveis ​​(para autoabastecimento ou para oferta a clientes e utilizadores).
  • A inclusão de processos e cenários relacionados à variabilidade e mudança climática na metodologia de negócios para uma gestão integral de riscos.

 

Para obter mais detalhes sobre essas ações, você pode consultar o capítulo dedicado às mudanças climáticas, localizado na seção de Gestão Sustentável, no Relatório de Sustentabilidade do Grupo EPM referente ao ano de 2022.

 

É importante destacar que a EPM, fundada em 6 de agosto de 1955, possui uma trajetória de 68 anos no setor.