Associação Mineira de Municípios (AMM) promove o maior congresso municipalista do País

ICLEI marca presença com assinatura de compromisso e palestra sobre créditos de carbono

09 de maio de 2023

Crédito: AMM - Associação Mineira de Municípios

“Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública” é o tema do 38º Congresso Mineiro de Municípios, evento promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), que acontece nos dias 9 e 10 de maio de 2023, em Belo Horizonte. A edição atual é presidida pelo prefeito de Coronel Fabriciano (MG), Dr. Marcos Vinicius, e considerado o maior congresso municipalista estadual do Brasil. O evento reúne autoridades, agentes municipais e políticos para discutir assuntos relacionados às perspectivas do país, sob a ótica dos municípios, e recebe ainda a presença de formadores de opinião, imprensa e sociedade civil.

 

Na manhã da concorrida abertura do evento, que aguarda um público de 10 mil presentes em dois dias de seminários, fóruns e conteúdos técnicos ligados à gestão municipal, aconteceu a assinatura de um documento de cooperação mútua entre o ICLEI América do Sul e a Associação Mineira de Municípios. O termo reafirma o compromisso de cooperação entre as entidades e para com seus associados, reiterando como premissas norteadoras Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública.

 

Através do acordo, ICLEI e AMM também pactuam a intenção de buscar, reconhecer e firmar parcerias para aprimorar a gestão das cidades mineiras. E, por meio da articulação do ICLEI e secretários de meio ambiente dos municípios, disseminar conhecimentos relacionado às pautas da emergência climática e medidas para mitigação dos seus efeitos como o uso do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG).

 

Ainda dentro do eixo de Sustentabilidade do Congresso Anual da AMM, Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul, proferiu a palestra “Os Municípios e o Mercado de Créditos de Carbono”.  Na oportunidade, apresentou a atuação do ICLEI para implantação dos Planos de Ação Climática em Minas Gerais, nos municípios de Belo Horizonte e Itabirito. “Reduzir as emissões de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa e promover a compensação das emissões são medidas urgentes com as quais toda cidade precisa se comprometer imediatamente para conter os avanços do aquecimento global e outros efeitos da crise climática”, destaca Perpétuo.

 

Promovido anualmente, o 38° Congresso Anual da Associação Mineira de Municípios conta ainda com a “Feira para o Desenvolvimento dos Municípios”, com 35° expositores de Minas Gerais e várias partes do País, com produtos e serviços que envolvem as áreas de educação, meio ambiente, agropecuária, saúde, transporte, pesquisa, tecnologia, culinária; e destaques como o Fórum de Vereadores e o Painel de Mulheres Municipalistas.

 

Tags:


Voltar
Compartilhe