A Assembleia Mundial de Governos Locais e Regionais ocorreu na quinta-feira (19/09) em Nova York, na sede das Nações Unidas. O evento antecede a abertura oficial da Semana do Clima de Nova York, que acontece no mesmo contexto em que a Assembleia Geral da ONU e a Cúpula do Futuro (Summit of the Future). A Assembleia tem como objetivo destacar o papel vital do governo local no desenvolvimento urbano, reunindo líderes locais e regionais de todo o mundo.
O ICLEI está com uma delegação robusta presente em Nova York para os eventos, incluindo membros dos Comitês Executivos Global e Regional, além de lideranças de cidades associadas. A vice-presidente do ICLEI e membro do assento regional da América do Sul, Marjorie Kauffmann, Secretária de Estado do Ambiente e Infraestruturas do Estado do Rio Grande do Sul, realizou uma declaração durante a Assembleia para marcar a importância de um gerenciamento de desastres climáticos mais abrangente: “A mudança climática não é responsabilidade exclusiva dos departamentos ambientais, mas uma questão que abrange todas as áreas do governo. É fundamental que o trabalho de prevenção e resposta a desastres seja coordenado em níveis nacionais e subnacionais, com fluxos de recursos mais flexíveis para eventos extremos”.
A tragédia ocorrida no estado do Rio Grande do Sul em maio de 2024 resultou em uma enchente que afetou 95% dos municípios, deixando 95 em estado de calamidade. Além disso, 183 vidas foram perdidas, 27 pessoas continuam desaparecidas e mais de 400.000 pessoas tiveram que deixar suas casas. Marjorie Kauffmann destacou o “Plano Rio Grande do Sul”, que está sendo elaborado junto ao ICLEI, como “uma resposta integrada que fortalece a resiliência e promove a adaptação em todos os setores”, e complementou: “Atualmente, estamos trabalhando com o ICLEI e várias outras organizações nacionais e internacionais para transformar nosso drama em um modelo inspirador internacional de reconstrução melhor, muito melhor”.
O evento também contou com a participação da diretora-executiva do ONU-Habitat, a brasileira Anacláudia Rossbach, para contribuir sobre a temática da mudança climática, junto a prefeitos e prefeitas como Anne Hidalgo, de Paris (França), e Valerie Plante, de Montréal (Canadá). Por último, António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas também marcou presença no evento.
No mesmo dia, o ICLEI fez parte da reunião do Grupo Consultivo do Secretário-Geral das Nações Unidas para os Governos Locais e Regionais com a presença de Bianca Cantoni, Coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI América do Sul, junto ao Prefeito de Montevideo (Uruguai), Maurício Zunino, e a Prefeita de Cobija (Bolívia), Ana Lucía Reis. A reunião teve como objetivo apresentar ao Secretário-Geral da ONU a estratégia global do grupo consultivo, que contém um plano de ação para reforçar o envolvimento dos governos locais e regionais nos processos das Nações Unidas.