Apresentação da metodologia utilizada no programa Repensando a Reciclagem

Saiba como funciona a 1ª Edição Brasileira do Edital Repensando a Reciclagem

20 de abr de 2024

O programa irá selecionar 5 cidades e/ou consórcio intermunicipal para, junto à equipe da Delterra, promover uma mudança sistêmica na gestão de resíduos sólidos 

 

O Programa Repensando a Reciclagem é uma iniciativa proposta pela Delterra, organização ambiental sem fins lucrativos cuja missão é solucionar os desafios ambientais sistêmicos, em conjunto com o ICLEI, que atua como mobilizador dos governos locais. O objetivo do programa é possibilitar às cidades brasileiras uma oportunidade de mudança sistêmica no setor de resíduos a partir da metodologia pensada pela Delterra que engloba todas as fases da gestão de resíduos, desde a separação em origem, até a separação, venda e reinserção na cadeia produtiva, tanto para os recicláveis, quanto para a parcela orgânica. 

 

Cabe destacar que com os benefícios do programa as cidades e/ou consórcio selecionados vão, ao final dos 3 anos de projeto, estarão muito avançadas no caminho para o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), como a recuperação de 20% dos materiais recicláveis até 2040. Tais esforços já foram empenhados no âmbito dos desafios de gestão de resíduos e promoção a iniciativas de compostagem em cidades da Argentina e Indonésia, agora a Delterra chega ao Brasil para gerar impacto positivo na cadeia de resíduos junto às cidades brasileiras. 

 

Conheça todos os detalhes do Edital do Programa Repensando a Reciclagem ao clicar aqui aqui, e aproveite para fazer sua inscrição clicando neste link.

 

Fica claro que a participação das cidades na primeira edição brasileira do Edital Repensando a Reciclagem marca um passo significativo para a cooperação em prol da agenda de gestão de resíduos nas cidades. A participação ativa das instituições envolvidas e o interesse demonstrado pelos governos locais indicam um crescente reconhecimento da importância da reciclagem e da gestão sustentável de resíduos no contexto brasileiro. 

 

Por fim, destacamos que as cidades não terão nenhum custo relacionado ao trabalho da Delterra ao longo dos 3 anos do programa e que o desenvolvimento de todas as atividades ocorrerá de forma presencial nas cidades participantes. 

 

As inscrições vão até 12 de maio! Em caso de dúvidas, contatar: contatobrasil@delterra.org.


Voltar
Compartilhe