Action Fund: Curitiba inaugura placas fotovoltaicas em comunidade vulnerável e Painel de Dados Climáticos

Comunidade 29 de Março recebe iluminação por meio de sistema fotovoltaico e Curitiba passa a contar com Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas

24 de mar de 2022

Crédito das Fotos Comunidade 29 de Março: Ambiens

Foram lançados nesta quinta-feira, 24, os dois projetos de Curitiba contemplados pelo Action Fund Brazil: o projeto social Solar – Sustentabilidade para Todos, executado na Comunidade 29 de Março pela Ambiens Sociedade Cooperativa; e o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba, do Senai/PR, apresentado por meio do Observatório do Sistema Federação das Indústrias do Estado Paraná. Representando o ICLEI América do Sul, acompanharam as entregas o Secretário Executivo, Rodrigo Perpétuo, a Coordenadora de Gestão do Conhecimento e Juventude, Armelle Cibaka, e a Assessora de Projetos de Baixo Carbono e Resiliência, Raísa de Castro.

 

 

Projeto Solar


Pela manhã e com a presença do Vice-Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, foram inaugurados, na sede comunitária da Comunidade 29 de Março, na Cidade Industrial, 19 painéis – 17 fotovoltaicos e dois térmicos – com capacidade de geração de 7.570 quilowatts-hora ao ano. Cerca de 220 famílias de baixa renda já estão sendo beneficiadas pela iniciativa. O chuveiro comunitário agora tem água quente e o trajeto para casa, mais iluminado: 35 postes trazem maior segurança para os moradores da região durante a noite.

 

 

O sistema de placas fotovoltaicas tem potencial para evitar a emissão de mais de 35 toneladas de CO2 durante a vida útil do projeto. O sistema também é inteligente. As luzes dos postes só acendem quando a incidência de luz natural cai e são desligadas automaticamente na manhã seguinte. Além disso, qualquer cidadão pode acompanhar a geração de energia e seu uso por um painel disponível no site da Ambiens.

 

 

Para a coordenadora do projeto, a arquiteta Adriane Ferreira, o contexto social é um dos principais aspectos do Solar. “Pensando no contexto de justiça climática, em que os mais vulneráveis são os primeiros a serem afetados pelos desastres e catástrofes ambientais, se torna ainda mais importante que estejamos trabalhando nas áreas de vulnerabilidade social para mitigar esses impactos”, afirma.

 

 

A Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, foi parceira do projeto. O Solar também contou com o apoio da EGNEX (elaboração técnica do projeto de energia solar), da Stach It (sistema de BI/dashboard) e da Teto (mapeamento e levantamento de dados).

 

 

 

Painel de Indicadores

No final do dia, em cerimônia no Campus da Indústria e com a presença do presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, foi lançado Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba. A plataforma virtual permite o acesso público para monitorar indicadores relacionados à emergência climática, com análises de dados e acesso a documentos locais, nacionais e internacionais. O painel será atualizado periodicamente com informações que vão ajudar a avaliar o impacto da mudança do clima na capital paranaense e subsidiar a implementação de políticas que reduzam as emissões de gases de efeito estufa.

 

 

O projeto inovador do Senai/PR, apresentado por meio do Observatório do Sistema Federação das Indústrias do Estado Paraná, foi implementado em parceria com a Prefeitura e construído coletivamente por representantes da sociedade, do poder público municipal e estadual, de institutos de pesquisa, universidades, empresas e o terceiro setor.

 

 

Durante o lançamento do Painel, também foi anunciada a abertura de dois concursos voltados à educação, com prêmios em dinheiro oferecidos pelo Senai/PR. O “Concurso de Artigos científicos: Desafios de Enfrentamento de Mudanças Climáticas em Curitiba” visa explorar os desafios relacionados à emergência climática no território. Todos os premiados receberão certificados e seus trabalhos serão publicados no Painel. E o “Concurso para Rede Municipal de Ensino de Curitiba: Soluções para as Mudanças Climáticas” visa propor soluções que possam ser aplicadas em suas unidades para os desafios relacionados à temática. Saiba mais sobre os concursos, clicando aqui.

 

 

Saiba mais sobre o lançamento do Painel aqui.

 

 

Clique aqui para acompanhar à íntegra a Cerimônia de lançamento do Painel.

 

 


Mais sobre o Action Fund Brazil

 

Em maio de 2020, Porto Alegre e Curitiba foram as duas capitais brasileiras selecionadas para participar do projeto Action Fund Brazil, colaboração entre o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e o Google.org.

 

 

A iniciativa possui a finalidade de apoiar organizações sem fins lucrativos na implementação de projetos locais e orientados por dados para a mitigação da mudança do clima, ajudando os tomadores de decisão a estabelecerem metas relacionadas ao planejamento climático. O Action Fund, de aproximadamente US$4 milhões, está sendo aplicado por meio das secretarias regionais do ICLEI na Europa, no Brasil e no México e Caribe.

 

 

No Brasil, foram selecionadas duas organizações sem fins lucrativos em cada capital: Ambiens Sociedade Cooperativa e SENAI-PR, em Curitiba, e Centro de Inteligência Urbana (CIUPOA) e Instituto Augusto Carneiro, com o apoio do Centro Brasil no Clima (CBC), em Porto Alegre. O Action Fund foi criado a partir de uma doação do Google.org, e os projetos foram selecionados por um Comitê de Seleção do ICLEI América do Sul, em conjunto com as administrações municipais.

 

 

Cada projeto está recebendo aporte de R$ 660 mil para sua implementação a partir da utilização de dados públicos, como os gerados pela Environmental Insights Explorer (EIE), plataforma do Google que reúne informações sobre emissões de GEEs de edifícios e transportes, qualidade do ar e potencial solar de coberturas.

 

 

 

 

 

Crédito das Fotos Lançamento do Painel: Gelson Bampi
Crédito das Fotos Comunidade 29 de Março: Ambiens

Tags:


Voltar
Compartilhe