3º Encontro Nordestino do ICLEI Brasil e 2ª Conferência do Clima de Teresina – ClimaTHE 24

27 a 29 de maio de 2024, Teresina, Piauí - "Biodiversidade e Clima em Foco no Nordeste - Trilhando Caminhos Sustentáveis"

25 de abr de 2024

Os efeitos das mudanças do Clima exercem um impacto significativo sobre a biodiversidade do nordeste brasileiro, uma região caracterizada pela multiplicidade de ecossistemas, que vão desde a caatinga até as zonas costeiras. O contexto de emergência climática gera desafios contínuos e cada vez maiores aos governos locais da região, pois estão inseridos em um território particularmente suscetível a seus impactos, tais como a alteração do regime de chuvas – encurtando a estação chuvosa e prolongando a estação seca – e o aumento da frequência de eventos extremos, como ondas de calor, tempestades, inundações e incêndios. O que culmina na perda da biodiversidade.

 

A crise climática já é uma realidade e ameaça a sobrevivência no planeta. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os centros urbanos atualmente são responsáveis por mais de 70% da emissão global de gases de efeito estufa. Dessa forma, os governos locais têm buscado meios para desenvolver suas estratégias de enfrentamento, optando por caminhos mais sustentáveis, através do diálogo e colaboração com a iniciativa privada, organizações da sociedade civil e outros níveis de governo para orquestrar uma visão de futuro que priorize o desenvolvimento socioeconômico descarbonizado.

 

O surgimento de regiões áridas no Piauí, assim como no restante do Nordeste brasileiro, está intrinsecamente ligado a uma combinação de fatores geográficos, climáticos e oceânicos, e outros que caracterizam tais ambientes. A posição geográfica da região, próxima à linha do Equador, sujeita-a a altas temperaturas durante todo o ano. Além disso, a irregularidade das chuvas, aliada a fenômenos climáticos como o El Niño, tem intensificado as condições áridas e semiáridas que desafiam a vida e o desenvolvimento humano nesses territórios. Este panorama climático é resultado de uma complexa interação de fatores naturais ao longo do tempo, refletindo a vulnerabilidade da região às variações climáticas globais e locais.

 

 

Teresina – sede do 3º. Encontro ICLEI do Nordeste

 

Teresina, capital do Piauí, notadamente conhecida como umas das cidades mais quentes do Brasil vem sofrendo com graves consequências das intempéries climáticas, sejam provocadas pelo processo de urbanização insustentável ou pelas alterações globais ora percebidas. Considerando a sua realidade socioeconômica e ambiental, Teresina se insere no contexto das cidades mais vulneráveis segundo diagnósticos da Organização das Nações Unidas (ONU) frente ao cenário de emergências climáticas. Para o enfrentamento dos efeitos adversos já sentidos, foi lançado pela Prefeitura, em 2023, dois instrumentos que integram a jornada de conformidade climática de municípios para o desenvolvimento urbano sustentável: o Plano de Ação Climática e o Plano Diretor de Arborização Urbana. Dessa forma, configura-se, em 2024, como principal desafio a execução de todas as ações planejadas para a mitigação e adaptação a esse cenário que já se impõe.

 

Ainda dentro das atividades que visam somar forças para a tratativa e envolver os diversos atores da sociedade no debate, especialmente gestores públicos, agentes financiadores e interessados na promoção de soluções, serão realizados de forma concomitante o 3º. Encontro ICLEI do Nordeste e a 2ª. Conferência do Clima de Teresina – CLIMATHE 2024.

 

 

Sobre a II Conferência do Clima de Teresina – ClimaTHE24

 

A primeira edição da Conferência foi a ClimaTHE23, realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), abrangendo uma série de palestras e debates em mesa-redonda que abordaram as mudanças climáticas provocadas por altos índices de emissão de gases de efeito estufa em vários setores, incluindo indústria, transporte, energia, gestão de resíduos e agricultura. Durante o evento, também foram divulgados os resultados do Inventário de Emissões de GEE e da Análise de Vulnerabilidades Climática de Teresina.

 

A segunda edição é intitulada da Conferência pretende ser um marco na mobilização da ação climática local, destacando a necessidade de uma resposta imediata e coordenada às mudanças climáticas. Esta iniciativa visa inspirar outras cidades a adotarem abordagens semelhantes, criando um efeito multiplicador que pode levar a mudanças significativas em escala global. O evento busca não apenas educar, mas também empoderar a sociedade com o intuito de formar agentes ativos na transformação de suas comunidades.

 

 

Sobre o 3º Encontro Nordestino do ICLEI Brasil 

 

Os objetivos dos Encontros Regionais do ICLEI Brasil são: reunir os governos locais associados à entidade global, promovendo o debate sobre medidas de adaptação e mitigação aos efeitos da emergência climática e na implementação de ações efetivas pelo desenvolvimento urbano sustentável, além de promover a troca de experiências bem sucedidas em territórios brasileiros. Na região Nordeste a rede conta com 24 associados, dentre os quais dois Governos Estaduais (Bahia e Pernambuco), as 09 capitais (Aracaju/SE, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Maceió/AL,  Natal/RN, Recife/PE, Salvador/BA, São Luís/MA, Teresina/PI) e as demais cidade de Petrolina/PE, Cabrobó/PE, Lajedo/PE, Jataúba/PE, Brejo da Madre de Deus/PE, Caruaru/PE, Jaboatão dos Guararapes/PE, Serra Talhada/PE, Belo Jardim/PE, Jataúba/PE, Botuporã/BA e Sobral/CE, além do Complexo Portuário de SUAPE.

 

Na região, o ICLEI coordena e suporta projetos que promovem tanto a perspectiva de desenvolvimento de baixo carbono, quanto aqueles enfocados na preservação e restauração da biodiversidade e na inovação pela sustentabilidade, sempre considerando os desafios e oportunidades da região nordeste do Brasil.

 

O 3º Encontro Regional ICLEI Nordeste: “Biodiversidade e Clima” tem como objetivo potencializar ações locais e regionais, com uma agenda  focada na criação de oportunidades de cooperação. Os Encontros Regionais adotam uma abordagem instrumental, baseada em exemplos de boas práticas e intercâmbio de experiências bem sucedidas, proporcionando amplo networking e incentivando parcerias, negócios sustentáveis, cooperação, participação, inclusão e inovação. Permitindo aos governos locais participantes, reconhecer e acessar instrumentos adequados para agir e responder a demandas imediatas na região.

 

O público alvo do Encontro são os associados e possíveis associados do Nordeste, com foco na Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina e cidades polos do estado do Piauí como Picos, Parnaíba e Piripiri; e de forma extensiva a academia, sociedade civil, terceiro setor, agentes financiadores e entidades que se conectam com o ecossistema da sustentabilidade das cidades.

 

Além da 2ª edição do CLIMATHE 24, acontece na programação do 3º. Encontro Regional Nordeste do ICLEI, a Reunião Regional do Nordeste do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27. Para 2024, o eixo temático das discussões dos secretários é acesso a instrumentos de cooperação técnica e recursos financiáveis para a execução das ações necessárias frente à emergência climática.

 

 

SERVIÇO:

3º Encontro Nordestino do ICLEI Brasil e 2ª. Conferência do Clima de Teresina – ClimaTHE 24

Data: 27 a 29 de maio de 2024

Local: SESC Cajuína (Av. Cajuína, 725 – Noivos, Teresina – PI)

Clique aqui e inscreva-se já

Tags:


Voltar
Compartilhe