O município de Santo André, SP, avança mais um passo significativo em direção à realização de debates em favor da agenda ambiental. Nesta sexta-feira, 28 de junho, ocorreu o 1º Encontro Santo André pelo Clima, evento promovido pela Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico e Licenciamento, e pelo Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) para colocar em pauta o que o município propõe de possíveis ações, estratégias e políticas públicas de resiliência à emergência climática.
A introdução da agenda ficou a cargo do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, por meio do gerente regional técnico da organização, Gil Scatena, que realizou a apresentação do primeiro Inventário Municipal de Gases de Efeito Estufa de Santo André. O ICLEI foi responsável pela elaboração do documento, um dos principais instrumentos de planejamento urbano, mitigação dos impactos causados pelas atividades humanas e enfrentamento às mudanças climáticas. O apoio para a elaboração do inventário inclui a capacitação da equipe técnica do governo, com transferência de conhecimento. Ao fim, elabora-se o relatório com uma análise de cada setor emissor de gases de efeito estufa.
Participantes e palestras
Na ocasião, além da apresentação do ICLEI, a bióloga, doutora em biodiversidade vegetal e meio ambiente e diretora do Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, Eriane Justo Luiz Savoia, abordou sobre os impactos de poluentes na saúde. A advogada e administradora pública, mestre em planejamento urbano e sustentável e secretária-adjunta da Secretaria de Planejamento Estratégico e Licenciamento de Santo André, Marília Formosa Camargo, também apresentou sobre as ações de enfrentamento às alterações climáticas do município.
O segundo momento do evento, mais focado em agricultura urbana, contou com a apresentação da sócia-fundadora, diretora-executiva e coordenadora-geral de estudos da empresa Painel Pesquisas e Consultoria, Ermelinda Maria Uber Januário. A empresa executou o primeiro diagnóstico de agricultores de Santo André, realizado no ano passado. Além disso, os participantes do evento puderam entender sobre o Projeto Horta Campo Verde e as experiências do agricultor urbano Jézer Franco, que também é gestor em iniciativas socioambientais. Por fim, o superintendente-adjunto do Semasa e mediador da mesa, Edinilson Ferreira dos Santos, encerrou as discussões com iniciativas que a autarquia tem desenvolvido na gestão de resíduos sólidos para contribuir com a redução de gases de efeito estufa.
O 1º Encontro Santo André pelo Clima foi transmitido pelo canal do Youtube da autarquia Semasa Santo André e está disponível para exibição