1º Encontro Centro-Oeste ICLEI Brasil fortalece cooperação regional rumo à COP30

Campo Grande recebe, de 22 a 24 de outubro, o 1º Encontro Centro-Oeste ICLEI Brasil, reunindo governos locais e parceiros para preparar a região para a COP30.

03 de out de 2025

O município de Campo Grande (MS) será palco, entre os dias 22 e 24 de outubro, do 1º Encontro Regional Centro-Oeste do ICLEI Brasil. Com o tema “Biodiversidade e Clima”, a iniciativa marca um momento estratégico de mobilização para governos locais e parceiros da região, ampliando o diálogo em torno de soluções sustentáveis no contexto da COP30, que será realizada em novembro, em Belém/PA.

 

O evento será sediado no Auditório da Faculdade Senai da Construção e reunirá gestores municipais e estaduais, representantes do governo federal, da academia, do setor privado e da sociedade civil. A programação prevê palestras, mesas-redondas, oficinas e visitas técnicas, abordando temas como federalismo climático, mitigação e adaptação, transição energética, soluções de zero carbono e integração entre clima e biodiversidade.

 

“A região Centro-Oeste, por sua riqueza socioambiental, tem muito a contribuir para a agenda global de clima e biodiversidade. Este Encontro fortalece a cooperação entre diferentes níveis de governo e setores da sociedade, condição fundamental para avançarmos em soluções sustentáveis e justas rumo à COP30, em Belém, e também para a realização da COP15 da Convenção sobre Espécies Migratórias (CMS), que acontecerá em Campo Grande, em 2026”, declara Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul.

 

Campo Grande como anfitriã

 

Associada ao ICLEI desde 2023, Campo Grande tem se consolidado como referência em práticas sustentáveis no Centro-Oeste. A cidade já sediou iniciativas da rede, como o workshop “Inovação Agrícola e Adaptação Climática”, realizado em 2024, que reuniu especialistas para debater soluções integradas de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável no Pantanal.

 

Contexto regional e global

 

A realização do Encontro acontece em um cenário de urgência global. A última década foi marcada por recordes históricos de temperatura e intensificação de eventos climáticos extremos, enquanto a região Centro-Oeste desempenha papel crucial por abrigar biomas de relevância mundial, como o Cerrado e o Pantanal.

 

O encontro também reforça compromissos estabelecidos em marcos internacionais, como o Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal, e nacionais, como a atualização da NDC brasileira em 2024, que ampliou a cooperação entre União, estados e municípios para reduzir emissões e fortalecer políticas ambientais.

 

Sobre os Encontros ICLEI Brasil

 

Os Encontros Regionais têm como objetivo promover o intercâmbio de experiências, disseminar boas práticas e destacar a contribuição dos governos subnacionais no enfrentamento da emergência climática. A agenda se alinha aos cinco caminhos estratégicos do ICLEI: cidades zero carbono, resilientes, baseadas na natureza, circulares, equilibradas e centradas nas pessoas.

 

Com o 1º Encontro Centro-Oeste, o ICLEI Brasil reforça seu papel de articulador, aproximando municípios, estados e parceiros estratégicos e preparando as cidades da região para se posicionarem de forma protagonista na COP30.

 

O 1º Encontro Centro-Oeste do ICLEI Brasil é uma realização do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, da Prefeitura de Campo Grande e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso do Sul, e integra a iniciativa global Town Hall COP 30. O evento conta com o apoio institucional do Ministério das Cidades e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e dos parceiros ICLEI em 2025: MRV e NetZero. Somam-se à iniciativa os apoiadores institucionais: CDP, Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM). Além disso, o evento conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae MS), da Faculdade SENAI da Construção, do Instituto de Apoio à Indústria de Mato Grosso do Sul (Prodesenvolve) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNTER).


Voltar
Compartilhe