São José dos Campos recebe a última edição do ano dos Encontros Regionais do ICLEI

O Encontro acontece nos dias 13 e 14 de novembro e tem como tema "Eletromobilidade e Inovação: Cidades Inteligentes pelo Clima"

31 de out de 2023

Crédito: Gustavo Barboza

Ao longo de todo o ano de 2023, o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade mobilizou representantes dos governos associados, terceiro setor, academia e iniciativa privada, em jornadas de trabalho tratando pautas imprescindíveis para promover o desenvolvimento sustentável em âmbito local.  Diversas regiões brasileiras foram visitadas, em cinco edições: em Natal (Encontro Regional ICLEI Nordeste), Palmas (Encontro Nacional do ICLEI), Porto Alegre (Encontro Regional ICLEI Sul), Porto Velho (Encontro Regional ICLEI Amazônia) e Belo Horizonte (Encontro Regional ICLEI Minas Gerais).

 

Nos dias 13 e 14 de novembro, o Parque de Inovação Tecnológica, em São José dos Campos, será o palco da última edição do ano com o “Encontro Regional ICLEI Sudeste”.  O evento pretende promover o debate sobre os modelos de cidades que precisamos modelar hoje, para assegurar um futuro mais sustentável. 

 

Atualmente, as áreas urbanas já abrigam 55% da população mundial e este percentual deve chegar a 68% até 2050, segundo dados do Relatório Mundial de Cidades, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). O Sudeste brasileiro, marcado por suas grandes metrópoles, reúne alguns dos principais centros urbanos e econômicos do País. Em 2023, a região atingiu a marca de 84,8 milhões de habitantes, o que representa 41,8% da população brasileira (IBGE, 2023)).A alta concentração populacional do território têm acarretado grandes desafios ao meio ambiente e à gestão pública, na busca pelo desenvolvimento urbano sustentável e de baixo carbono.

 

O objetivo do evento é pensar em ambientes urbanos mais propensos ao desenvolvimento econômico, social e sustentável, assegurando mais qualidade de vida para as pessoas. Conservação da biodiversidade urbana, infraestrutura verde, edificações sustentáveis, inovação e uso da tecnologia na mitigação dos efeitos da emergência climática são temas na programação da edição que tem como eixo central: “Eletromobilidade e Inovação: Cidades Inteligentes pelo Clima”.  

 

 

A primeira Cidade Inteligente e Sustentável do Brasil é a sede do Encontro ICLEI

 

São José dos Campos se destaca  adotando o uso de veículos movidos por eletricidade no transporte público com os VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) que circulam pelo corredor sustentável da Linha Verde, e também com a renovação das frotas da Guarda Civil Municipal e dos Agentes de Mobilidade. 

 

Ações voltadas para a arborização urbana também ganham força e regulamentação através do Plano Municipal de Arborização Urbana, reconhecido internacionalmente pela FAO e Fundação Arbor Day. O Plano baseia-se no desenvolvimento e inserção de novas tecnologias, viabilizando a implantação, conservação e expansão contínua da arborização na cidade. 

 

Outros exemplos de sucesso são o novo Código de Edificações que inclui a adoção de estratégias e tecnologias sustentáveis nas edificações para a utilização correta de recursos naturais, melhoria da eficiência energética e do consumo de água, além da alavancagem do emprego dos conceitos de green building.

 

 

Encontro terá visita técnica ao Cemaden

 

Criado em 2011, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) é um núcleo responsável pela prevenção e gerenciamento da atuação governamental perante eventuais desastres naturais ocorridos em território brasileiro. Vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, o centro é responsável por gerenciar as informações emitidas por radares meteorológicos, pluviômetros e dados provenientes de previsões climáticas, repassando as informações para os órgãos competentes em todo o Brasil, possibilitando que as cidades se preparem para ocorrências de situações meteorológicas e suas consequências.

 

 

➡️ Inscrições aqui

 

➡️ Confira a programação aqui

Tags:


Voltar
Compartilhe