Na quarta-feira (09/04), ocorreu a 1ª Reunião RexCom ICLEI América do Sul 2025. O Comitê Executivo Regional (RexCom) do ICLEI representa os membros de cada região geográfica no mundo na Rede Global do ICLEI. Seus membros desempenham um papel importante na estratégia de advocacy regional e global e servem como representantes políticos para setores temáticos chave do trabalho do ICLEI.
Saiba mais sobre a estrutura de governança do ICLEI.
A reunião teve foco no fortalecimento da colaboração regional e nas prioridades ambientais e climáticas para o ano de COP30 no Brasil, sendo considerado um momento estratégico para a agenda do clima. O prefeito da cidade de Niterói, Rodrigo Neves, como Titular do Assento Brasileiro do RexCom, abriu a reunião destacando a atuação do ICLEI no posicionamento internacional dos associados nos eventos de sustentabilidade, como no Fórum de Desenvolvimento Econômico Local em Sevilla, que aconteceu entre 1 e 4 de abril de 2025. O prefeito também destacou a importância do trabalho conjunto do ICLEI com parceiros, da integração de novos associados e dos eventos ao longo do ano, com destaque para a realização da 30ª Cúpula do Mercocidades, que acontecerá em Niterói, entre 3 e 5 dezembro, após a COP30, com o tema de Segurança Pública e Resiliência.
Em seguida, Axel Grael, Titular do Portfólio de Apoio à Ação Climática do ICLEI, apresentou as prioridades de ação do ano de 2025 no tema: “Existem quatro linhas principais a serem abordadas neste ano: avançar nos compromissos globais de adaptação e mitigação, financiamento climático incluindo o mercado de carbono, tema que o ICLEI precisa acompanhar mais de perto, já que é de interesse dos governos locais, federalismo climático e uma aproximação dos países amazônicos para criação de uma estratégia conjunta”.
Como representantes de Pablo Javkin, Prefeito de Rosário, Argentina, que ocupa o cargo de Titular do Assento Cone Sul no RexCom, Rogelio Biazzi, Chefe de Gabinete de Rosário reforçou o compromisso do município com a agenda climática na região e com o ICLEI, sendo um parceiro fundamental para Rosário continuar com suas ações climáticas e aumentar sua capacidade institucional. Foram destacadas diversas ações estratégicas do plano de adaptação e mitigação municipal em implementação, inclusive com o apoio do ICLEI, como o EcoLogistics, 100% RE, Gap Fund e Cities Forward. María del Pilar Bueno, Subsecretária de Mudanças Climáticas e Transição Ecológica Justa de Rosário também apontou os avanços importantes para o município dos projetos junto ao ICLEI, trazendo como pauta importante para a reunião do GexCom (instância global de governança do ICLEI), a implementação do Baku para Belém – Roadmap 1.3T.
Daniela de Lara, Coordenadora da Assessoria do Clima da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Governo do Rio Grande do Sul, representou Marjorie Kauffmann, Secretária Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul e Vice Presidente do ICLEI, e ressaltou que o trabalho conjunto com o ICLEI garante que os esforços robustos que estão sendo feitos no estado sejam assertivos. O Estado do Rio Grande do Sul está trabalhando com diversas ações, como a plataforma de roadmap climático, um plano estratégico que busca diagnósticos para os setores prioritários, com indicativos de monitoramento e de ações transversais envolvendo todos os municípios do Estado. Além disso, destaca-se o trabalho que o ICLEI vem realizando junto ao Estado na construção da Conformidade Climática.
Participantes
Durante a reunião, houve a presença de membros da composição América do Sul do GexCom e RexCom: Rodrigo Neves (Prefeito de Niterói, Brasil, Titular do Assento Brasileiro), Axel Grael (Ex-Prefeito de Niterói, Brasil, Titular do Portfólio de Apoio à Ação Climática). Para representar o Prefeito de Rosário, Argentina, Pablo Javkin, participaram da reunião o Rogelio Biazzi (Chefe de Gabinete do Município de Rosário) e a María del Pilar Bueno (Subsecretária de Mudanças Climáticas e Transição Ecológica Justa do Município de Rosário). Além disso, Felipe Ochoa (Diretor Geral de Relações Internacionais e Cooperação de Cuenca) representou Cristian Zamora, Prefeito de Cuenca, Equador.
A equipe do ICLEI América do Sul também participou ativamente, como Rodrigo Perpétuo (Secretário Executivo do ICLEI América do Sul), Alejandro González (Diretor do ICLEI Colômbia), Maria Julia Reyna (Diretora do ICLEI Argentina), Bianca Cantoni (Coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy ICLEI América do Sul), Luz Camacho (Coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy ICLEI Colômbia) e Isabela Barbosa (Coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI Brasil). Dessa forma, a reunião contou com dados sobre o atual número de associados de cada região, as parcerias,os projetos que estão sendo realizados e as perspectivas e oportunidades para 2025.