Rio de Janeiro

Brasil

Associado ao ICLEI desde 1992

 

A cidade do Rio de Janeiro é um dos associados mais antigos da Rede ICLEI, associou-se em 1992. Ao longo desta jornada, desenvolveu diversos projetos, participou de importantes eventos e recebeu apoio para a criação de programas de fomento para um desenvolvimento urbano sustentável. 

 

Como parte dos progressos realizados pela cidade, está a seleção como cidade-satélite do Projeto Urban-LEDS. Pelo mesmo projeto, recebeu apoio financeiro para a ação demonstrativa nas Escolas Sustentáveis, possibilitando a instalação de geradores híbridos de energia solar e eólica em seis escolas.

 

 Além disso, o Rio de Janeiro foi contemplado pelo projeto Gestão de Resíduos, lançou o projeto Escolas Sustentáveis e participa da plataforma CITYFOOD.

 

Em 2021, desenvolveu o trabalho em conjunto ao ICLEI em relação ao Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27, cuja coordenação nacional é liderada pelo Rio de Janeiro.  Além de ter contado com representantes da Prefeitura do Rio de Janeiro na COP26, participando no evento: “Diálogos cruzados: conversa multinível entre o executivo e legislativo brasileiro sobre a COP 26 e a implementação da agenda climática”.

 

O aniversário de Rio de Janeiro é comemorado em 01 de Março.