Curitiba

Brasil

Associado desde 1992

 

A cidade de Curitiba, capital do Paraná, ocupou assento no Comitê Executivo Regional para a América do Sul (RexCom), órgão máximo da rede, durante a gestão 2018-2021, e representou os membros do ICLEI na região.

 

Desde que entrou para a Rede, faz parte do projeto Urban-LEDS, integra a iniciativa do Action Fund (parceria entre o Google.org e o ICLEI) e trabalha no desenvolvimento e implementação de um Plano de Ação Climática. 

 

A cidade também participou de importantes eventos relacionados à agenda do clima, como a COP23 e o Congresso de Cidades Resilientes, ambos em Bonn, na Alemanha; o Congresso da Ecomobilidade, na cidade de Kaohsiung, Taiwan; e é comprometida com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia.

 

Em 2021 nossa alegria em compartilhar o trabalho conjunto no âmbito do projeto Action Fund Brazil, que seguirá sendo desenvolvido durante o ano de 2022, com o objetivo de promover a replicabilidade e implementação de projetos que aumentem o desenvolvimento urbano sustentável. 

 

Reafirmamos nossa alegria em compartilhar o trabalho conjunto no âmbito do projeto Action Fund Brazil, que seguirá sendo desenvolvido durante o ano de 2022, com o objetivo de promover a replicabilidade e implementação de projetos que aumentem o desenvolvimento urbano sustentável. Em 2021, Curitiba seguiu desenvolvendo atividades no âmbito da sub-rede CityFOOD e do Diálogo Independente sobre Sistemas Alimentarios nas Cidades Latinoamericanas, realizado em parceria com a FAO. Além disso, passou a ser mentora do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares.

 

O aniversário de Curitiba é comemorado em 29 de Março.