Contagem

Brasil

Associado desde 2009

 

A cidade de Contagem, em Minas Gerais, associou-se ao ICLEI para fortalecer o compromisso do município com a agenda de planejamento climático.

 

 

A partir de 2017, a cidade passou a integrar o projeto INTERACT-Bio, que visa melhorar o uso e a gestão da natureza nas cidades de rápido crescimento e nas regiões metropolitanas. O objetivo é fornecer às comunidades urbanas em expansão no Sul Global soluções baseadas na Natureza e seus benefícios associados a longo prazo.

 

 

Em 2019, Contagem firmou compromisso com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia e deu os primeiros passos para elaboração do Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs) através da plataforma CLIMAS. O documento foi lançado em dezembro de 2020, com o objetivo de revelar o perfil de emissões de GEE da cidade, identificando suas principais fontes e, assim, permitindo o desenvolvimento de estratégias de redução dessas emissões, bem como mitigação dos impactos das alterações do clima.

 

 

Em 2021, Contagem participou do projeto “Ferramenta de Avaliação Técnico-Econômica de Sistemas de Energia Solar (FASES) para prédios públicos”, tendo recebido uma análise dos melhores sítios para a instalação de painéis fotovoltaicos em seu território. No mesmo ano, integrou a 1ª edição do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares, participou da Capacitação Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do ICLEI e do “Diálogos Independentes sobre Sistemas Alimentares nas Cidades Latino-Americanas”.

 

 

Em 2022, participou do  I Encontro Regional ICLEI Minas Gerais, com tema “Desenvolvimento Sustentável na Reconversão de Territórios”; realizou visita e intercâmbio de experiências e boas práticas com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e das Subprefeituras de São Paulo; contou com a participação de representantes do ICLEI na semana de meio ambiente de Contagem, com a palestra Gestão participativa e Governança no enfrentamento à crise climática; e inaugurou  um jardim de chuva, uma Solução Baseada na Natureza (SbN) que ajuda a captar a água da chuva e recarregar os lençóis freáticos, por meio do Projeto INTERACT-Bio.

 

 

O aniversário de Contagem é comemorado em 30 de Agosto.