Avellaneda

Argentina

Associado desde 2019

 

A cidade de Avellaneda, localizada na província de Santa Fe e com mais de trinta mil habitantes, tem desenvolvido estratégias e ações de combate à mudança do clima. Isso se reflete em seu compromisso com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) e em sua participação na 25ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP25), realizada em Madri, Espanha.

 

A cidade é associada ao ICLEI desde 2019 e foi selecionada para participar do projeto 100% Energias Renováveis: Roteiro de Cidades e Regiões. Neste contexto, elaborou um relatório de status inicial que descreve o consumo local de energia e os recursos renováveis potenciais disponíveis como ponto de partida para planejar o caminho para a energia renovável.

 

Avellaneda foi escolhida como cidade modelo para o Projeto 100% ER. Na sua função de líder de processo, desenvolverá um Sistema Georreferenciado (GIS) e o apoio do Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar (ISE) no desenvolvimento de cenários de demanda de energia, avaliação do potencial de energia renovável e modelagem de cenários energéticos intersetoriais baseados em fontes 100% renováveis de energia.

 

Já no âmbito do Programa de Ações Transformativas (TAP), a cidade desenvolveu o projeto “Avellaneda para uma mobilidade sustentável e de baixo carbono”.

 

Em 2020, Avellaneda esteve presente no fórum global Daring Cities, intervindo em um debate sobre neutralidade climática e energias 100% renováveis.