Pindamonhangaba: um caso de sucesso na Conformidade Climática com seu Inventário de Emissões de GEE

Com apoio do ICLEI América do Sul, o Município paulista fortalece compromisso com a sustentabilidade e resiliência climática

07 de fev de 2025

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade lança seu novo Caso de Sucesso, destacando os avanços de Pindamonhangaba no enfrentamento da crise climática. O município, associado ao ICLEI desde 2022, deu um passo com o lançamento do 1º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), que fornece a base para a estruturação das futuras metas climáticas da cidade.

 

Este inventário foi realizado com o apoio técnico do ICLEI e incluiu diagnósticos detalhados com base nos dados disponíveis pela plataforma SEEG Municípios e informações disponibilizadas pela prefeitura. O inventário constitui um dos diagnósticos realizados para o município para a elaboração do Plano Local de Ação Climática (PLAC). Também foram desenvolvidos a Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas, e o Diagnóstico de Serviços Ecossistêmicos. Em conjunto, os diagnósticos e o PLAC constituem a Conformidade Climática do município O processo de elaboração do PLAC envolveu a participação de 12 secretarias municipais, 14 instituições da sociedade civil, academia e setor privado, garantindo uma abordagem participativa e alinhada às necessidades locais.

 

Embora o Plano Local de Ação Climática (PLAC) ainda esteja em desenvolvimento, as informações do inventário servirão como base para as estratégias de mitigação e adaptação da cidade. Pindamonhangaba identificou que os setores de Energia e Agropecuária são responsáveis por 55% e 28% das emissões brutas, respectivamente. Para reduzir esse impacto, o PLAC incluirá parcerias para monitoramento das emissões industriais e o fortalecimento do Programa Conservador da Natureza, que visa preservar o meio ambiente nas propriedades rurais.

 

Na adaptação climática, a cidade enfrenta desafios relacionados a inundações e deslizamentos devido à sua geografia e à alta pluviosidade. O PLAC propõe medidas como ampliação da infraestrutura de drenagem urbana, atualização dos códigos de construção para gestão de águas pluviais e a implementação de sistemas de alerta e alarme para a segurança da população.

 

Com o lançamento do 1º Inventário de Emissões de GEE e o desenvolvimento do PLAC, Pindamonhangaba fortalece seu compromisso com a ação climática, alinhando-se aos compromissos do Acordo de Paris e se posiciona como um exemplo de planejamento estratégico para a resiliência climática.

 

Para mais informações sobre como o ICLEI pode colaborar com a sua região, acesse o portfólio e entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: membros-sams@iclei.org

Tags: