No segundo dia do I Encontro Regional ICLEI América do Sul, adere ao projeto de Reconversão de Territórios Minerados, uma iniciativa do SEBRAE.

Pauta foi marcada por discussão da importância da mineração no Estado

03 de jun de 2022

A reconversão de territórios e a diversificação econômica em territórios minerados pautaram os dois primeiros dias do I Encontro Regional ICLEI Minas Gerais. E não era para menos. O Estado extrai mais de 300 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, o que representa um terço de toda produção do país, é do Estado que sai metade de todo o ouro do país, e 75% da extração  de nióbio do mundo é feita em solo mineiro. 

 

 

O setor é uma das principais atividades econômicas do Estado, tanto que os produtos oriundos da mineração representam 44% da exportação do Estado. “O tema precisa ser debatido, temos que encontrar modelos e experiências bem sucedidas e incentivar os governos a se alinharem aos marcos globais sob a perspectiva local”, explicou Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul. 

 

 

A plenária que abriu o evento, com o tema “Reconversão produtiva de territórios minerados” foi bastante disputada e faltou lugar para os participantes. Teve muita gente que acompanhou o debate de pé. Para o diretor executivo do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Rômulo de Freitas, é preciso encontrar caminhos para diminuir a dependência dos municípios da mineração: “E esse é um processo que só se faz com planejamento e investimento”, afirmou. “O poder público tem que estimular e ajudar os governos locais a injetarem os recursos provenientes da mineração em benefício da população”, complementou o representante do IBRAM, Alexandre Mello.

 

 

Já o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando de Oliveira, que também é Presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas e do Brasil , afirmou que o engajamento entre poder público, sociedade civil e empresas é o ponto de partida para começar a reconversão.

 

 

Ele falou também sobre o projeto liderado pelo SEBRAE para a Reconversão de Territórios Minerados, do qual Conceição do Mato Dentro faz parte. “É um projeto a médio e longo prazo, com diretrizes bem definidas”, resumiu.“São 13 municípios dependentes da mineração e outros 56 impactados por eles, totalizando 69”, explicou Anderson Cabido, analista do Sebrae Minas.

 

 

Projeto que ganhou um parceiro de peso: o ICLEI América do Sul. “Com a entrada do ICLEI, este programa ganha uma outra dimensão e vai trazer aporte não só com os representantes dos governos locais, como também na área técnica”, disse Cabido. “Para o ICLEI é muito importante como organização participar desse projeto democrático e que a longo prazo vai impactar positivamente na vida das comunidades”, respondeu Perpétuo.

 

 

A assinatura da parceria entre SEBRAE e ICLEI foi feita na manhã desta quinta-feira, diante de uma sala lotada. Os participantes acompanharam a programação que abordou a parceria entre o Reino Unido e Minas Gerais para a descarbonização do Estado, no processo de neutralização do Carbono até 2050.A elaboração do  plano teve participação do ICLEI, e da Connected Places Catapult, agência de inovação do governo Britânico, que apontou eixos de trabalho e os gargalos do Estado em relação à mitigação climática. “Nossa missão é atuar como catalisador para facilitar o processo cooperativo entre os dois governos, acelerar parcerias e também o emprego dos recursos”, explicou Aline Martins,  gerente de pesquisa e Desenvolvimento Internacional da Connected Places Catapult.  Para o cônsul Britânico em Minas Gerais, Lucas Brown, Minas Gerais sai na frente ao aderir a campanha Race to Zero, atrelada a um plano de inovação no Estado: “Os recursos para financiar projetos e ações estão disponíveis, agora faltam os projetos que vão melhorar a vida da população mineira e colocar Minas Gerais na vanguarda quando o tema é desenvolvimento sustentável”, finalizou Brown.

 

 

O I Encontro Regional ICLEI Minas Gerais é realizado pelo ICLEI América do Sul e pela Prefeitura de Nova Lima, com correalização do Sebrae. Conta com o patrocínio da MRV, empresa parceira do ICLEI em 2022, Fundação Estadual do Meio Ambiente e Governo de Minas Gerais,Anglo American, UrbBrasil, Consulado Britânico em Minas Gerais, Fundação Dom Cabral, Projeto Estadual de Reconversão Produtiva em Territórios Minerados e Novo Olhar Sustentabilidade, que irá calcular as emissões de gases de efeito estufa do encontro e compensar por meio de plantio de mudas. Essa parceria para a Certificação Evento CO2 Free já ocorreu durante o I Encontro Nacional do ICLEI Brasil, realizado em março, no Recife, e deverá se repetir nos próximos encontros regionais do ICLEI. 

 

O Encontro também conta com o apoio institucional do Instituto Espinhaço, MCR 2030 (Construindo Cidades Resilientes 2030), Race to Zero, Race to Resilience, IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), GCoM (Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia), CDP Latin America, AMIG (Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais) e Catapult. Os outros apoiadores são:  APL, GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional), UICN (União Internacional para Conservação da Natureza) e Interact Bio, Diário do Comércio e Revista Ecológica.