João Pessoa divulga relatório preliminar do Plano de Ação Climática e população pode contribuir

Documento está disponível para consulta e aberto para recebimento de contribuições até 25 de janeiro. Etapa de contribuições é preparatória para Audiência Pública, que ocorrerá em 8 de fevereiro, a partir das 18h30

15 de dez de 2022

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), disponibilizou a versão preliminar do Plano de Ação Climática do município. O documento está disponível para consulta e contribuições até o dia 25 de janeiro. Esta é mais uma importante etapa de participação do processo de elaboração do Plano de Ação Climática de João Pessoa, que conta com o apoio da WayCarbon e do ICLEI América do Sul, integra o Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado e Sustentável de João Pessoa e é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As contribuições ao Plano são preparatórias para a Audiência Pública, que ocorrerá no dia 8 de fevereiro, às 18h30, no espaço Floresta Branca (Av. Cabo Branco, 1630).


José Jandui Junior, Coordenador da Divisão de Estudos Climáticos da Semam, destaca que o Plano de Ação Climática deve ser concluído em março e que o propósito do trabalho é a neutralização das emissões líquidas de carbono até 2050, por meio de ações de mitigação e adaptação para o desenvolvimento urbano sustentável da cidade. “Por se tratar de uma meta audaciosa e que deverá transformar João Pessoa em uma cidade mais resiliente, o envolvimento de todos os setores da sociedade é fundamental. Por isso, desde o início das atividades, sempre buscamos realizar atividades colaborativas com a sociedade, que culminarão na Audiência Pública de janeiro”, conclui o coordenador.


Plano de Ação Climática Preliminar


A publicação preliminar trás um levantamento dos instrumentos políticos existentes no contexto da mudança do clima da cidade (como estudos, leis, planos e políticas), a conexão das metas e objetivos destes documentos com a adaptação e mitigação climática, além da identificação de ações existentes e planejadas pelo governo aderentes à agenda do clima.


Iniciado 2021 e acompanhado pelo Comitê Municipal de Mudanças Climáticas da Prefeitura, o processo de desenvolvimento do Plano de Ação Climática de João Pessoa já conta com Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, Pegada Hídrica e Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas, que leva em conta os riscos de inundações, deslizamentos, aumento do nível do mar, proliferação de vetores de arboviroses, secas e ondas de calor, com projeções para 2030, 2050 e 2070.


Saiba mais sobre o Plano de Ação Climática de João Pessoa.


Cadastre-se gratuitamente para receber todas as informações e continuar participando da construção do Plano de Ação Climática de João Pessoa. 

Tags:


Voltar
Compartilhe