17/09/2020

Sistema SAMGe – Inscrições abertas para o treinamento da plataforma oficial de análise e monitoramento das Unidades de Conservação

Desde 2016, o Sistema de Análise e Monitoramento da Gestão – SAMGe é considerado ferramenta oficial de análise e monitoramento da efetividade da gestão em unidades de conservação (UCs) federais. Idealizado e desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o treinamento é elaborado com a finalidade de apresentar o sistema (conceitos, metodologia e estruturas) e orientar o correto preenchimento da ferramenta, além de demonstrar a importância da análise dos resultados, a fim de subsidiar o planejamento e melhorias nos processos de gestão das unidades de conservação e, com isso, aprimorar os resultados e as entregas à sociedade pelas unidades de conservação brasileiras.

Por meio da análise de inter-relações entre os recursos e valores das UCs (ou seja, daquilo que elas se propõem a preservar), dos usos de seus recursos pela sociedade e das ações de manejo implementadas pelos órgãos gestores, o SAMGe permite diagnosticar como está a gestão das unidades de conservação. O diagnóstico é feito com base em seis elementos: resultados, produtos e serviços, contexto, planejamento, insumos e processos.

Com previsão de 40h de duração, em modalidade à distância, o treinamento é aberto e direcionado aos gestores de unidades de conservação, inclusive estaduais e municipais, além de parceiros e profissionais ligados à temática da gestão de áreas protegidas. O prazo para a finalização do treinamento é 20 de Outubro. 

 As inscrições devem ser feitas pelo link: http://ava.icmbio.gov.br/mod/page/view.php?id=9078.

O SAMGe conta com o apoio dos projetos de Consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC/LifeWeb e Áreas Protegidas Locais, implementados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) atuam em cooperação com a GIZ na implementação do projeto Áreas Protegidas Locais.

Também no âmbito do projeto, e visando fornecer e disseminar ferramentas que qualifiquem a gestão de áreas protegidas como o SAMGe o ICLEI América do Sul lançou em julho a sub-rede temática de Áreas Protegidas Locais. A iniciativa está aberta a governos subnacionais engajados e/ou interessados na temática de biodiversidade, com foco em áreas protegidas locais e outras medidas de conservação.

Share

Check out more news:

The meeting highlighted the leading role of women, the potential of socio-bioeconomy, and the integration of climate and biodiversity as pathways for sustainable development in the Amazon region.
Campo Grande will host the 1st ICLEI Brazil Centre-West Meeting from 22 to 24 October, bringing together local governments and partners to prepare the region for COP30.
The event will bring together local governments, academia, the private sector, and civil society to strengthen climate governance in the Northeast and prepare the region's contributions to the global conference in Belém.
ICLEI South America event brought together public authorities, specialists and startups to co-create sustainable solutions to support the territory
WordPress premium plugins