16/07/2024

Maior laboratório de políticas públicas alimentares do mundo está com inscrições abertas até 31 de julho

Com objetivo de facilitar a construção de políticas alimentares municipais integradas, participativas e com abordagem sistêmica, nasceu o Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA), uma plataforma colaborativa e um programa contínuo de aprendizagem, realizado pelo Instituto Comida do Amanhã em correalização com o ICLEI Brasil.

O LUPPA conta atualmente com a participação de 43 cidades, distribuídas por 18 estados das 5 regiões brasileiras, e contabilizando mais de 14 milhões de habitantes. As cidades participantes, ao entrar no laboratório, vivem uma jornada colaborativa para a construção de políticas públicas alimentares e para responder de forma criativa e disruptiva às demandas contemporâneas, a partir de uma estratégia de apoio mútuo, troca de conhecimentos, e inspiração em sucessos e desafios. O laboratório é um programa reconhecido como inovador pela ONU (State of Food Insecurity in the World 2023), indicado pelo IPES-Food (From Plate do Planet 2023) e pelo Painel de Alto Nível de Especialistas em Segurança Alimentar e Nutricional (Strengthening urban and peri-urban food systems 2024) como exemplo de suporte para as cidades avançarem suas políticas alimentares.

Para Juliana Tângari, diretora do Comida e coordenadora geral do programa, o LUPPA é hoje um programa consolidado no cenário das cidades brasileiras, e é considerado inovador e único no mundo. “Temos uma comunidade que não é só de cidades, mas de pessoas, agentes públicos, tomadores de decisão e ativistas locais, todas comprometidas com a agenda da alimentação saudável, justa e sustentável. Essa comunidade, horizontal por natureza, possui uma potência enorme para transformar os sistemas alimentares a partir das cidades”, destacou. 

Chegando em sua 4ª edição, que será focada ainda mais nas cidades médias, onde se concentra o crescimento populacional brasileiro, serão selecionadas 10 novas cidades para integrar ao programa, sendo que 40% dessas vagas são destinadas às cidades da Amazônia Legal, visando ter uma maior diversidade territorial. 

“Em seus três anos de existência, o LUPPA apoiou mais de 30 prefeituras do Brasil inteiro no desenvolvimento de suas políticas de segurança alimentar e nutricional, sendo 12 delas da Amazônia. E esta quarta edição será especial, por coincidir com o ano da COP 30 no Brasil, justamente na Amazônia, consolidando a parceria do ICLEI com o Instituto Comida do Amanhã”, apontou, Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul.

Para fazer parte, as cidades devem ter até entre 100 mil e 1 milhão de habitantes e enviar uma carta de compromisso assinada por seus prefeitos ou vice-prefeitos demonstrando o seu comprometimento de desenvolver a Política, planos e projetos de sistemas alimentares. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 31 de julho pelo link: bit.ly/inscricoesLUPPA4.

Sobre o LUPPA:

O LUPPA é um programa do Instituto Comida do Amanhã, em correalização com o ICLEI América do Sul, com o apoio pleno do Instituto Ibirapitanga, do ICS – Instituto Clima e Sociedade, da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e da Porticus, apoio institucional da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e parceria metodológica da Reos Partners Brasil.

Share

Check out more news:

The meeting highlighted the leading role of women, the potential of socio-bioeconomy, and the integration of climate and biodiversity as pathways for sustainable development in the Amazon region.
Campo Grande will host the 1st ICLEI Brazil Centre-West Meeting from 22 to 24 October, bringing together local governments and partners to prepare the region for COP30.
The event will bring together local governments, academia, the private sector, and civil society to strengthen climate governance in the Northeast and prepare the region's contributions to the global conference in Belém.
ICLEI South America event brought together public authorities, specialists and startups to co-create sustainable solutions to support the territory
WordPress premium plugins