29/06/2015

Brasil Kirin e Aoka Labs criam espaço de diálogo em torno da crise hídrica em Itu

Com a crise hídrica que se espalhou e se tornou notória na Cidade de São Paulo no ano de 2014, se agravando bastante na Cidade de Itu, a empresa Brasil Kirin teve a ideia de criar um espaço de diálogo aberto em torno da crise. A conversa contou com a presença de um grupo diversificado de atores interessados e especialistas no tema. O encontro foi organizado e mediado pela Aoka Labs, empresa de inovação social, nos dias 11 e 12 de junho, no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica Brasil Kirin, Município de Itu.

O objetivo principal do encontro, formado por convidados que foram divididos em grupos, foi criar um espaço de diálogo voltado à co-criar ideias e propostas práticas como soluções à gestão hídrica. Um dos convidados foi a especialista em governança da água e Secretária Executiva do ICLEI América do Sul, Jussara Carvalho, que participou de um grupo que sugeriu a elaboração de um Planejamento para a Gestão Integrada de Recursos Hídricos em nível municipal. Os convidados representaram diversos setores da sociedade como, setor privado, ONGs, academia, setor governamental, especialistas e da sociedade civil.

A atividade também contou com uma ida a ‘campo’ para conhecer os impactos da crise em determinados lugares da região de Itu e a experiência de dois espaços específicos que se adaptaram à crise de maneiras diferentes.

A rede ICLEI conta com uma ferramenta específica para gestão municipal de recursos hídricos, visando o planejamento intersetorial, participativo e integrado.

Share

Check out more news:

The meeting highlighted the leading role of women, the potential of socio-bioeconomy, and the integration of climate and biodiversity as pathways for sustainable development in the Amazon region.
Campo Grande will host the 1st ICLEI Brazil Centre-West Meeting from 22 to 24 October, bringing together local governments and partners to prepare the region for COP30.
The event will bring together local governments, academia, the private sector, and civil society to strengthen climate governance in the Northeast and prepare the region's contributions to the global conference in Belém.
ICLEI South America event brought together public authorities, specialists and startups to co-create sustainable solutions to support the territory
WordPress premium plugins