Área de Proteção Ambiental Serra do Guararu | Guarujá, São Paulo

2019

Realização: GIZ, ICLEI e UICN, com o apoio técnico da Neotrópica - Planejamento, Gestão e Educação Ambiental.

Acessar

Área de Proteção Ambiental Serra do Guararu | Guarujá, São Paulo

A forte atuação do conselho gestor e o olhar participativo no planejamento são componentes-chave para a gestão da unidade de conservação (UC) dotada de atrativos naturais, históricos, culturais e turísticos no litoral paulista. Heterogênea e complexa, a diversidade de atores que compõe o território envolve-se no processo de gestão, incluindo três comunidades tradicionais de baixa renda, sete loteamentos de alta renda, marinas privadas e organizações não governamentais.

Os recursos para a gestão da UC provêm não somente do fundo municipal de meio ambiente, mas de parcerias com o setor privado, termos de ajuste de conduta estaduais e federais e compensações ambientais diversas. Na UC, desenvolvem-se programas de visitação pública, educação ambiental e projetos com universidades.

Em 2018, o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade conduziu levantamento e sistematização de experiências de gestão de áreas protegidas locais por meio de uma convocatória para unidades de conservação municipais. A seleção das boas práticas avaliou qualitativamente a disponibilidade de informações, a existência de experiências consolidadas, o tempo e processo de implementação e o escopo de replicabilidade.


Voltar
Compartilhe