São Leopoldo

Brasil

Associado ao ICLEI desde 2017

 

A cidade de São Leopoldo, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, vem se engajando em diversas agendas do ICLEI desde sua adesão à Rede. Entre elas, a participação em diversos eventos e na capacitação para a realização de planos de ação climática.

 

Em 2020, a cidade, que conta com cerca de 217 mil habitantes, foi a primeira cidade fundada por imigrantes alemães no Brasil e é banhada pelo Rio dos Sinos, foi eleita para integrar o Comitê Executivo Regional para América do Sul (RexCom) do ICLEI, instância máxima da governança da organização, por meio do Prefeito Ary Vanazzi.

 

No mesmo ano, a cidade também passou a integrar o projeto Áreas Protegidas Locais. O Parque Municipal Imperatriz Leopoldina, uma área com 694 hectares, é uma das três Unidades de Conservação (UCs) municipais referência para o projeto no Brasil.

 

Em 2021, a cidade participou de atividades da Sub-rede Áreas Protegidas Locais, participou do II Fórum Brasil de Gestão Ambiental em Campinas e do Workshop Regional sobre Eficiência Energética em Municípios Latino Americanos, e se comprometeu com a campanha global Race to Zero, que visa zerar as emissões de carbono.

 

Em 2022, São Leopoldo sediou o 1º Encontro Regional ICLEI Sul, iniciativa realizada de forma conjunta com o 1º Seminário Internacional de Mudanças Climáticas do município. Na oportunidade, que ocorreu em parceria com a Unisinos, mais de 500 participantes puderam acompanhar palestras nacionais e internacionais sobre mitigação e adaptação das cidades frente à crise climática, reciclagem, energia fotovoltaica e alternativas para a mobilidade urbana, além da palestra magna com o teólogo, filósofo, escritor, professor e membro da Iniciativa Internacional da Carta da Terra, Leonardo Boff.

 

No mesmo ano, a cidade também participou do 1º Encontro Nacional do ICLEI Brasil, em Recife e do lançamento da Glasgow Financial Alliance for Net-Zero (GFANZ) em encontro da comunidade de signatários da campanha Race to Zero no Brasil com o Presidente da COP26, Alok Sharma, em São Paulo. Além disso, foi signatária da Declaração de Prefeitos Urban7, que buscava o reconhecimento da iniciativa enquanto Grupo de Engajamento do G7.

 

Em 2023, São Leopoldo participou do 2º Encontro Regional ICLEI Sul, em Porto Alegre, e visitou a sede do Secretariado Global do ICLEI, em Bonn, na Alemanha, entre outras iniciativas.

 

O aniversário de São Leopoldo é comemorado em 25 de Julho.