Londrina

Brasil

Associado ao ICLEI desde 2016

 

A cidade de Londrina, no Paraná, associou-se ao ICLEI em 2016 e iniciou sua cooperação com o projeto INTERACT-Bio e com a plataforma Cities With Nature.

 

A cidade também participou da COP14 de Biodiversidade, no Egito, de eventos de capacitação, da sessão de Webinars “UrbanByNature”, do II Fórum Brasil de Gestão Ambiental em Campinas, além de ter elaborado o Mapa Ilustrado de Serviços Ecossistêmicos e implementado Projetos Demonstrativos de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos na Região Metropolitana de Londrina (RML).

 

Em 2022, por meio do projeto INTERACT-Bio, teve a nascente do Lago Cabrinha revitalizada. O cartão postal de Londrina recebeu espécies vegetais para contribuir com a redução da poluição. Também foram criadas pequenas piscinas de rochas para reduzir a velocidade da água da chuva no corpo d’água e, consequentemente, a erosão e o assoreamento do lago. Veja o vídeo sobre a intervenção.

 

O INTERACT-Bio é financiado pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU), por meio da Iniciativa Internacional para Proteção do Clima (IKI). Além do Brasil, o projeto também é implementado na Índia e na Tanzânia, integrando aspectos de biodiversidade em mecanismos de planejamento urbano e contribuindo para o cumprimento das Metas de Aichi.