Londrina

Brasil

Associado ao ICLEI desde 2016

 

A cidade de Londrina, no Paraná, associou-se ao ICLEI em 2016 e iniciou sua cooperação com o projeto INTERACT-Bio e com a plataforma Cities With Nature.

 

A cidade tamb√©m participou da COP14 de Biodiversidade, no Egito, de eventos de capacita√ß√£o, da sess√£o de Webinars ‚ÄúUrbanByNature‚ÄĚ, do II F√≥rum Brasil de Gest√£o Ambiental em Campinas, al√©m de ter elaborado o Mapa Ilustrado de Servi√ßos Ecossist√™micos e implementado Projetos Demonstrativos de Biodiversidade e Servi√ßos Ecossist√™micos na Regi√£o Metropolitana de Londrina (RML).

 

Em 2022, por meio do projeto INTERACT-Bio, teve a nascente do Lago Cabrinha revitalizada. O cartão postal de Londrina recebeu espécies vegetais para contribuir com a redução da poluição. Também foram criadas pequenas piscinas de rochas para reduzir a velocidade da água da chuva no corpo d’água e, consequentemente, a erosão e o assoreamento do lago. Veja o vídeo sobre a intervenção.

 

O INTERACT-Bio √© financiado pelo Minist√©rio Federal Alem√£o do Meio Ambiente, Conserva√ß√£o da Natureza e Seguran√ßa Nuclear (BMU), por meio da Iniciativa Internacional para Prote√ß√£o do Clima (IKI). Al√©m do Brasil, o projeto tamb√©m √© implementado na √ćndia e na Tanz√Ęnia, integrando aspectos de biodiversidade em mecanismos de planejamento urbano e contribuindo para o cumprimento das Metas de Aichi.