Ano de associação
Associado desde 2022
Associada ao ICLEI em novembro de 2022, a cidade de Francisco Morato busca fortalecer sua agenda climática e ambiental.
A cidade da região metropolitana de São Paulo conta com mais de 170 mil habitantes e trabalha pelo alinhamento da Agenda 2030 com o planejamento, implementação, monitoramento e avaliação das suas políticas públicas. Já aderiu aos seguintes compromissos: Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, Redução de Risco de Desastres e Resiliência, Agenda Construindo Cidades Resilientes (Making Cities Resilient 2030 – MCR2030), Programa Município Verde Azul e Programa Cidades Inteligentes.
Além disso, mesmo sem o compromisso formal, Francisco Morato pauta seu trabalho nos marcos regulatórios firmados pela ONU: Cúpula Mundial Humanitária, Marco para a Redução de Riscos de Desastres 2015-2030, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Nova Agenda Urbana e Acordo de Paris.
A cidade, que conta com arcabouço legal para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável, como o Plano de Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima, conta com Defesa Civil Municipal em constante modernização no monitoramento e gerenciamento de dados climáticos. Uma parceria com Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) contempla 30 luminárias inteligentes com câmeras que também auxiliam no monitoramento de enchentes da área central da cidade.
Em 2022, foi uma das três cidades a participar do projeto Decidadania, com a formação de Assembleia Cidadã. A iniciativa terminou em fevereiro de 2023. Também em 2022, a cidade de Francisco Morato sediou uma Assembleia Cidadã voltada para a questão “Como construir um Saneamento Básico Acessível para todos?”.
O aniversário de Francisco Morato é comemorado em 21 de março.
Novembro 2022
2022
Participação no projeto de Assembleias Cidadãs