Belém

Brasil

Associado desde 2022

 

Belém, a Capital do Estado do Pará, associou-se ao ICLEI em 2022 tendo como foco a construção e a promoção de políticas públicas e ações para um desenvolvimento de baixo carbono, com adaptação e resiliência à crise climática, sustentabilidade, biodiversidade urbana e inclusão de populações mais vulneráveis.

 

Localizada na Amazônia Legal, Belém busca o fortalecimento de uma estratégia coletiva para a sustentabilidade e apoio ao compliance climático, por meio de uma governança climática alinhada ao contexto internacional, como a constituição do Fórum Municipal Sobre Mudanças Climáticas.

 

Com mais de 1,5 milhão de habitantes, a cidade está comprometida com as pessoas e o meio ambiente, e trabalha para implementar um modelo de desenvolvimento sustentável, socialmente inclusivo e que protagonize ações e articulações voltadas ao alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Em 2022, Belém participou do I Encontro Regional ICLEI Amazônia, quando assinou o Termo de Compromisso para o engajamento e participação no Fórum de Cidades Pan-Amazônicas (FCPA) e aderiu ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) e ao Compromisso de Malmö. A cidade também já firmou compromissos como a Declaração de Edimburgo e o Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis.

 

O aniversário de Belém é comemorado em 12 de janeiro.