ICLEI lamenta a morte do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho

Político foi quatro vezes prefeito da capital do Piauí

07 de abr de 2021

Crédito: Wilson Filho

Firmino Filho, ex-prefeito de Teresina, morreu nesta terça-feira (06/04) aos 57 anos. 

 

Firmino da Silveira Soares Filho era economista, político filiado ao PSDB e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi quatro vezes prefeito de Teresina, sendo eleito pela primeira vez em 1996, com 33 anos, e reeleito em 2000. Seus outros mandatos foram em 2012 e 2016.

 

Sob sua liderança, a cidade associou-se ao ICLEI em 2017. Em sua trajetória com a Rede a capital do estado do Piauí participou de eventos de destaque como a COP25 e o MOBILIZE 2019. Além disso, marcou presença no “BIO2020: Perspectivas Brasileiras para o Marco Pós-2020 de Biodiversidade” e contribuiu na organização do I Fórum Cidades Quentes.

 

Em 2018, Teresina sediou o XIV Encontro Nacional do CB27, que discutiu inovação e soluções locais pelo clima com os secretários de meio ambiente das capitais brasileiras. Durante o encontro, o prefeito Firmino Filho assinou o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia. Por meio do pacto, a Prefeitura de Teresina se comprometeu a fazer o diagnóstico da cidade em relação à crise climática, estabelecer metas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, bem como elaborar um plano de ação para o cumprimento dessas metas. Para Firmino, o pacto teve o intuito de mostrar o compromisso do município com o meio ambiente. 

 

O ex-prefeito também articulou discussões para a realização de ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável nas zonas urbana e rural da capital piauiense através do Programa Teresina 2030.

 

Firmino dedicou-se também com afinco à educação da capital piauiense, entregou resultados que melhoraram os indicadores da educação na cidade, tornando-se por duas vezes a capital do país com melhor educação pública do Ensino Fundamental.

 

Ao prestar esta singela homenagem, o ICLEI se solidariza com familiares e amigos, desejando força e resignação.

Tags: teresina