19/05/2025

Acelerando a Economia Circular: ICLEI e GIZ lideram debates sobre soluções sustentáveis

Pela primeira vez na América do Sul, o Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF, em inglês) 2025 aconteceu em São Paulo nos dias 13 a 16 de maio. A quinta-feira (15) foi marcada pelas quatro sessões de aceleração realizadas pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), organização alemã que promove a cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável, a FGV EASP, Ideia Circular e Prevent Waste Alliance, com o dia inteiro dedicado a debates e trocas de experiências sobre economia circular.

A programação teve início com a sessão “Orientação prática para acessar o financiamento circular”, promovida pela PREVENT Waste Alliance e pela Circle Economy, abordando caminhos para viabilizar financeiramente iniciativas circulares. Em seguida, o ICLEI e o projeto Circular City Labs (CCL) conduziram a sessão “Combatendo o Uso Único: Cidades promovendo embalagens reutilizáveis”, destacando estratégias urbanas para reduzir resíduos.  O projeto CCL, implementado pela GIZ em parceria com o ICLEI e com o apoio do Ministério Alemão da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ), visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa por meio da prevenção de resíduos, promovendo sistemas de embalagens reutilizáveis e fortalecendo a participação das mulheres nas economias circulares locais. 

María Camila Ramírez Puerta, Líder de Projeto da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Medellín, participou do momento para explicar sobre como o projeto está avançando na cidade colombiana: “Tivemos dois focos: um projeto piloto para a reutilização de embalagens, com um foco de gênero para privilegiar o trabalho de mulheres na produção de embalagens reutilizáveis de copos de café. Em segundo lugar, temos o roteiro para a implementação de ações de retornabilidade e reutilização, que esperamos incorporar em diferentes instrumentos, como a política de compras públicas, para que possamos alcançar metas importantes e reduzir as emissões de gases de efeito estufa”.

Experiências que inspiram a prática

No período da tarde, a GIZ liderou a sessão “Alcançando metas climáticas por meio da circularidade”, reforçando a conexão entre práticas circulares e compromissos climáticos. Encerrando o dia, o ICLEI e a Ideia Circular apresentaram “Cidades Circulares: Soluções Locais para Impactos Globais”, enfocando como ações locais podem impulsionar transformações sustentáveis em escala global. A última sessão contou com um painel específico sobre boas práticas na América Latina e Caribe, com a presença de autoridades como María Victoria Flores, Ministra de Ambiente e Economia Circular da Província de Córdoba e Osmario Ferreira, Secretário Executivo na Secretaria Executiva de Limpeza Urbana de São Paulo. Paula Mèlic Bonet, Delegada do Governo da Catalunha no Brasil, também participou da sessão para compartilhar sobre a Coalizão dos Plásticos e o Papel dos Governos na Economia Circular: ”Hoje em dia vivemos uma problemática ambiental muito grave com o uso e a produção excessiva de plásticos, não só para o clima, mas também para a saúde humana”.

O ICLEI lançou a Coalizão de Governos Locais e Subnacionais para Acabar com a Poluição Plástica em abril de 2024 com o Governo de Quebec, o Governo da Catalunha, a CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos) e outros parceiros. O objetivo da Coalizão é garantir que um instrumento ambicioso, mas prático, seja moldado coletivamente com os governos locais e subnacionais e assegurar a participação e os recursos dos governos locais e subnacionais para contribuir com o fim da poluição plástica. Acesse o site oficial para saber mais e apoiar a Coalizão.

Alejandro González Valencia, Diretor do ICLEI Colômbia, Maria Julia Reyna, Diretora do ICLEI Argentina e Rodrigo Corradi, Diretor do ICLEI Brasil e Secretário Executivo Adjunto do ICLEI América do Sul participaram do evento juntamente à equipe técnica da organização e Camilo Herrero representou a equipe da GIZ Colômbia.

Todas as sessões refletiram o papel central da economia circular como motor de inovação e sustentabilidade no contexto urbano e global. “O desenvolvimento deve ser obrigatoriamente circular e baseado nas pessoas, equitativo. Os exemplos que vimos aqui ajudam a entender como a circularidade e o combate à desigualdade no território são tão vinculados. Então, nossa ação é com pessoas e para pessoas no território com uma lógica de sustentabilidade que permita que nós estejamos aqui e que possamos estar no futuro em uma sociedade menos desigual e que possa conviver melhor com o nosso ecossistema”, destacou Rodrigo Corradi no encerramento final do dia.

Share

Check out more news:

The meeting highlighted the leading role of women, the potential of socio-bioeconomy, and the integration of climate and biodiversity as pathways for sustainable development in the Amazon region.
Campo Grande will host the 1st ICLEI Brazil Centre-West Meeting from 22 to 24 October, bringing together local governments and partners to prepare the region for COP30.
The event will bring together local governments, academia, the private sector, and civil society to strengthen climate governance in the Northeast and prepare the region's contributions to the global conference in Belém.
ICLEI South America event brought together public authorities, specialists and startups to co-create sustainable solutions to support the territory
WordPress premium plugins