22/06/2022

Leonardo Boff é atração principal do I Encontro Regional ICLEI Sul e 1º Seminário Internacional de Mudanças Climáticas de São Leopoldo

O teólogo, filósofo, escritor, professor e membro da Iniciativa Internacional da Carta da Terra, Leonardo Boff é o destaque da programação do I Encontro Regional ICLEI Sul e 1º Seminário Internacional de Mudanças Climáticas. Os eventos conjuntos, que ocorrem de 5 a 7 de julho, no auditório Padre Werner da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, estão com inscrições abertas.

Boff é conhecido mundialmente nas áreas de Teologia, Filosofia, Ética, Espiritualidade e Ecologia. Por sua longa trajetória, foi agraciado com vários Honoris Causa e outros prêmios no Brasil e no exterior. Escreveu mais de 60 livros e, em 2001, recebeu o Prêmio Nobel Alternativo da Paz por seu compromisso com a justiça dos pobres e com a ecologia. Sua palestra ocorrerá na manhã do dia 5. Clique aqui para acessar a programação completa dos eventos.

Além da de Boff, governos subnacionais, especialistas, academia, setor privado e sociedade civil compartilharão, em São Leopoldo, de debates e mesas redondas, visitas técnicas e momentos para networking. Com a participação de painelistas nacionais e internacionais, o objetivo é lançar um olhar sobre a crise climática por meio das lentes das comunidades locais, em particular, das cidades latino-americanas. Entre os temas que serão debatidos estão a mitigação e adaptação das cidades frente à crise climática, reciclagem, energia fotovoltaica e alternativas para a mobilidade urbana. Na oportunidade, também ocorrerá a apresentação final do Projeto Action Fund Brazil, que aportou mais de R$ 2 milhões em projetos em Porto Alegre e Curitiba.

O evento é aberto e gratuito. Para participar, basta clicar aqui, preencher o cadastro e comparecer à Unisinos portando máscara e o comprovante de vacinação contra a COVID-19.

Partners

Preencher o cadastro e comparecer à Unisinos portando máscara, o comprovante de vacinação contra a COVID-19 e seu copo/caneca/garrafinha para líquidos.

O I Encontro Regional ICLEI Sul e o I Seminário Internacional de Mudanças Climáticas de São Leopoldo são uma realização do ICLEI América do Sul; Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) e Prefeitura de São Leopoldo; e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), por meio do Núcleo de Caracterização de Materiais (NucMat) e os Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. Contam com o patrocínio da MRV, empresa parceira do ICLEI em 2022, Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo (SEMAE), Coester Automação, Aerom Sistemas de Transporte e Novo Olhar Sustentabilidade, que irá calcular as emissões de Gases de Efeito Estufa dos encontros, apoiar na compensação por meio do plantio de mudas nativas da região e emitir Cerificação Evento CO2 Free.

Os encontros também têm o apoio institucional da rede Mercocidades, Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), Race to Zero, Race to Resilience, Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Disclosure Insight Action (CDP).

Cibele Carneiro

Share

Check out more news:

The meeting highlighted the leading role of women, the potential of socio-bioeconomy, and the integration of climate and biodiversity as pathways for sustainable development in the Amazon region.
Campo Grande will host the 1st ICLEI Brazil Centre-West Meeting from 22 to 24 October, bringing together local governments and partners to prepare the region for COP30.
The event will bring together local governments, academia, the private sector, and civil society to strengthen climate governance in the Northeast and prepare the region's contributions to the global conference in Belém.
ICLEI South America event brought together public authorities, specialists and startups to co-create sustainable solutions to support the territory
WordPress premium plugins