04/07/2017

Confira as atividades promovidas pelo ICLEI durante o Fórum Brasil de Gestão Ambiental, em Campinas

Entre os dias 10 e 12 de julho, Campinas receberá o Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA), evento focado nos desafios e oportunidades da agenda ambiental nos municípios brasileiros e que contará com palestras, workshops, fóruns, debates, câmaras técnicas, rodadas de negócios, exposições e feira. O Fórum é uma iniciativa da ANAMMA Nacional, em parceria com diversas instituições do setor público e privado, bem como do terceiro setor.

Durante o encontro, o ICLEI América do Sul promove uma série de atividades e eventos em parceria com instituições como: o Ministério do Meio Ambiente, CDP, Fórum CB27, Fundação Konrad Adenauer, GIZ, Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) e o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia.

Nos dias 10 e 11 de julho, o ICLEI realiza, em parceria com CDP, um treinamento de dois dias sobre inventários de emissões de GEE com foco em municípios e com abordagem prática, reforçando o seu compromisso de oferecer apoio técnico e informação de qualidade aos governos locais. As cidades da Rede ICLEI também marcam presença em espaços de interlocução com atores estratégicos e outros níveis de governo, nas reuniões do Fórum CB27 e da Câmara Temática de Cidades e Resíduos do FBMC. Nestes espaços, as cidades trocam experiência entre si e buscam incidência na elaboração de políticas nacionais ligadas à agenda de sustentabilidade.

O evento será realizado no espaço Expo Dom Pedro – Shopping Dom Pedro, Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra, em Campinas.

Inscrições gratuitas e programação completa disponíveis no site: www.fbga.com.br

Confira a seguir os destaques das atividades promovidas pelo ICLEI e parceiros durante o Fórum*:

Segunda-feira, 10 de julho

8:00 – 12:00 – Cerimônia de Abertura
Sala: Auditório Jequitibá

Durante a abertura oficial do evento, o ICLEI América do Sul e o Ministério do Meio Ambiente firmam publicamente acordo de cooperação técnica que têm por objetivo servir de canal de articulação com entes subnacionais e apoiar e capacitar gestores municipais em temas relacionados à mudança do clima. Participam da cerimônia de abertura o Ministro do Meio Ambiente Sr. José Sarney Filho, o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o Secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, e o Secretário-Executivo do ICLEI, Rodrigo Perpétuo.

14:00 – 18:00 – Treinamento sobre inventários de emissões de GEE para municípios
Realização: ICLEI América do Sul e CDP. Evento fechado para participantes convidados.
Sala: Amoreira III

Primeiro Dia: Treinamento oferecido pelo ICLEI América do Sul e CDP para gestores públicos. O objetivo é apresentar as etapas de elaboração de inventários municipais de emissões de GEE, como por exemplo mobilização de atores estratégicos e obtenção de dados para a realização dos cálculos. A capacitação oferece uma introdução à temática, apoiada na metodologia do Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Escala da Comunidade (GPC), e terá abordagem prática apoiada em cases reais e exercícios.


Terça-feira, 11 de julho

8:00 – 18:00 – Treinamento sobre inventários de emissões de GEE para municípios
Realização: ICLEI América do Sul e CDP. Evento fechado para participantes convidados.
Sala: Amoreira III

Segundo Dia: Continuação do treinamento oferecido pelo ICLEI América do Sul e CDP para gestores públicos. O objetivo é apresentar as etapas de elaboração de inventários municipais de emissões de GEE, como por exemplo mobilização de atores estratégicos e obtenção de dados para a realização dos cálculos. A capacitação oferece uma introdução à temática, apoiada na metodologia do Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Escala da Comunidade (GPC), e terá abordagem prática apoiada em cases reais e exercícios.

14:00 – 18:00 – Evento aberto do Fórum CB27
Realização: Fórum de Secretários Municipais de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, com apoio da Fundação Konrad Adenauer e ICLEI América do Sul
Sala: Carvalho III

O Fórum de Secretários Municipais de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – Fórum CB27, com apoio da Fundação Konrad Adenauer e ICLEI, realiza mesas de debate abertas ao público sobre descentralização e desenvolvimento sustentável. A primeira atividade será uma palestra magna de José Mario Brasiliense Carneiro, Diretor da Oficina Municipal. Em seguida, secretários municipais de meio ambiente debatem sobre ações locais relacionadas à agenda climática e como ganhar escala nos municípios brasileiros.

8:00 – 12:00 – Conectividade de Paisagens: Corredores Ecológicos
Realização: Ministério do Meio Ambiente, com apoio GIZ, ICLEI América do Sul e UICN

Durante evento do MMA sobre Corredores Ecológicos, representantes das organizações GIZ, ICLEI e UICN apresentam o projeto “Áreas Protegidas e Outras Medidas de Conservação dos Governos Locais”, que será implementado em: Brasil, Colômbia, Equador e Peru.

Quarta-feira, 12 de julho



9:00 – 12:00 – 4a Reunião da Câmara Temática de Cidades e Resíduos

A 4a reunião da Câmara Temática de Cidades e Resíduos do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, grupo focado em discutir e sugerir as prioridades do setor para a estratégia de implementação da NDC brasileira, contará com a apresentação das notas conceituais produzidas pelos grupos temáticos. As organizações ICLEI, WRI Brasil e WWF-Brasil são co-coordenadoras da CT.

14:00 – 17:00 –Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia
Sala: Amoreira III

Evento traz panorama geral sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, maior coalizão mundial de lideranças locais comprometidas com o enfrentamento às mudanças climáticas. Nesta oportunidade, uma mesa de debates abordará o papel das cidades na agenda climática e possibilidades para ampliar seus compromissos, ações e fontes de financiamento.

*Programação sujeita a alteração

Share

Check out more news:

The meeting highlighted the leading role of women, the potential of socio-bioeconomy, and the integration of climate and biodiversity as pathways for sustainable development in the Amazon region.
Campo Grande will host the 1st ICLEI Brazil Centre-West Meeting from 22 to 24 October, bringing together local governments and partners to prepare the region for COP30.
The event will bring together local governments, academia, the private sector, and civil society to strengthen climate governance in the Northeast and prepare the region's contributions to the global conference in Belém.
ICLEI South America event brought together public authorities, specialists and startups to co-create sustainable solutions to support the territory
WordPress premium plugins