29/03/2016

Medellín ganha o prêmio mundial Lee Kuan Yew World City 2016

O prêmio reconhece a rápida transformação do Município no caminho da sustentabilidade

A Cidade de Medellín, Colômbia, Membro ICLEI, foi premiada com o prestigiado Prêmio Lee Kuan Yew World City 2016. O Prêmio é uma honraria bicentenária que reconhece “resultados de destaque e contribuições para a criação de comunidades urbanas habitáveis, vibrantes e sustentáveis em todo o mundo”.

Medellín tem sido reconhecida por sua transformação de uma cidade notoriamente violenta para uma região pioneira na inovação urbana sustentável. O júri destacou em sua citação o esforço de uma sucessão de líderes colombianos para combater os problemas sociais, incluindo a desigualdade social e o crime, e o desenvolvimento do primeiro sistema de transporte teleférico de massa do mundo, o Metrocable. Este sistema oferece opções de transporte para as comunidades menos privilegiadas de Medellín, aproximando-as de oportunidades de emprego, bem como outras infraestruturas como parques e bibliotecas.

Medellín também está a expandir ainda mais o seu sistema de transportes sustentável como parte da rede de compartilhamento de bicicletas Encicla do Valle de Aburrá. A região pretende atingir o objetivo de que 10% de todas as viagens sejam feitas de bicicleta até 2030, e, portanto, planeja construir 441 quilômetros de ciclovias, instalar mais de 2.500 vagas de estacionamento para bicicletas, e promover o uso desse meio de transporte por meio de iniciativas de educação. Este projeto também faz parte do Programa de Ações Transformadoras.

Medellín relatou uma ampla variedade de outras ações de mitigação e adaptação ao Climate Carbon Registern (CCR) para tornar o seu trabalho pelo clima transparente e replicável. Essas ações incluem o desafio da cidade, “Reciclo”, no qual a administração municipal e organizações privadas buscam promover a cultura da reciclagem local; a transição de veículos de recolha de resíduos de diesel para gás natural; a criação de parques e corredores ecológicos ao lado dos córregos, para reduzir a degradação ambiental; um programa de conservação florestal; um programa de biodiversidade; e a criação de salas de aula ambientais e hortas, promovendo a participação dos cidadãos.

A Citação do Júri do Prêmio Lee Kuan Yew World City acrescentou:

“Medellín já percorreu um longo caminho desde o seu passado, enviando um forte sinal de que governança inclusiva e colaborativa pode derrubar até mesmo as circunstâncias mais difíceis. De maneira geral, o que a cidade tem conseguido não é só uma inspiração para as cidades que estão buscando superar desafios semelhantes, mas também oferece muitas lições valiosas para todas as cidades do mundo.”

O ICLEI parabeniza a Cidade de Medellín por este prêmio extraordinário e espera trabalhar em colaboração com a cidade que continua o processo de transformação para a sustentabilidade urbana.

Share

Check out more news:

The meeting highlighted the leading role of women, the potential of socio-bioeconomy, and the integration of climate and biodiversity as pathways for sustainable development in the Amazon region.
Campo Grande will host the 1st ICLEI Brazil Centre-West Meeting from 22 to 24 October, bringing together local governments and partners to prepare the region for COP30.
The event will bring together local governments, academia, the private sector, and civil society to strengthen climate governance in the Northeast and prepare the region's contributions to the global conference in Belém.
ICLEI South America event brought together public authorities, specialists and startups to co-create sustainable solutions to support the territory
WordPress premium plugins