01/06/2015

Água e eficiência energética serão os destaques da Greenbuilding Brasil 2015

O Brasil passa por uma de suas piores crises hídricas e energéticas de sua história, o que tem causado graves consequências para a sociedade, o meio ambiente e a economia. Para tentar minimizar esses impactos, a indústria brasileira da construção tem trabalhado para apresentar ao mercado soluções que visem o uso consciente da água e privilegiem a eficiência energética, como é o caso das construções sustentáveis, compostas por edificações residenciais, comerciais ou industriais. Estimular e trazer as novas tendências para este setor é o objetivo da 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – a feira de negócios da construção sustentável da América Latina, entre os dias 11 e 13 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

O evento deste ano trará sessões educacionais completas dedicadas ao tema “água”. Na oportunidade serão tratados assuntos importantes como a gestão da água nas edificações e na indústria, a relação da água e o verde, e os desafios da sustentabilidade nas cidades brasileiras, a otimização do uso de água potável e os recursos de água não potável, entre outros. O tema “eficiência energética” é outro destaque das sessões. Serão debatidos temas como o Programa Nacional para a Energia Renovável, do Ministério do Meio Ambiente, os desafios e oportunidades para a indústria e o papel dos smart grids são alguns dos assuntos que estarão em pauta. A abertura do evento contará com a participação da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Para o diretor gerente do Greenbuilding Council Brasil, Felipe Faria, o Brasil já atingiu o patamar de grande potência quando o assunto é construção sustentável. “A realização deste evento demonstra a maturidade que o Brasil alcançou neste segmento ao longo dos anos. Para nós é uma satisfação poder compartilhar inovação e conhecimento sobre este importante mercado, estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirma o executivo.

A Greenbuilding Brasil 2015 conta também com um extenso espaço de exposições, que receberá empresas nacionais e internacionais que apresentarão suas soluções destinadas ao mercado de construções sustentáveis. Assim como nas edições anteriores, a Greenbuilding Brasil receberá um público qualificado, composto por tomadores de decisão do mercado de construção sustentável, diretores de empresas, arquitetos, construtoras e incorporadoras, engenheiros, prestadores de serviço, entidades governamentais, instituições financeiras, associações e instituições das áreas socioambientais, desenvolvimento sustentável, habitação, planejamento urbano, energia, água, entre outros.

Mercado de green buildings aquecido no Brasil

Até o segundo trimestre de 2015, o Brasil contabilizou 966 edificações registradas no LEED. São 5% a mais de registros comparados ao mesmo período de 2014. Desse total, 235 já foram vistoriados e receberam a certificação. Ao longo de 2014 foram registrados 135 empreendimentos, sendo 82 deles certificados. Em média foram sete certificações por mês e um projeto registrado a cada dois dias úteis do ano, números que comprovam o crescimento desse tipo de edificação no Brasil.

O país também tem se destacado pela diversidade nos tipos de edificação que certificaram nos últimos anos. Dentre eles destacam-se as plantas industriais, centro de logística, data centers, lojas de varejo e instalações esportivas, tendo em vista o envolvimento do GBC Brasil e seus membros em grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2015. Complementam a lista museus, instituições de ensino, bibliotecas, agências bancárias e planejamento urbano integrado, que também foram empreendimentos certificados recentemente.

A certificação LEED EBOM (Existing Building Operation and Maintenance), própria para edificações já existentes, desponta como grande oportunidade de expandir o número de edificações verdes no país. Hoje o Brasil possui 74 projetos LEED EBOM registrados, sendo 19 certificados.

Certificação para o setor residencial desponta no país

O setor residencial começa a se movimentar em matéria de construção sustentável. Com vistas para o desenvolvimento desse mercado, o GBC Brasil lançou, em agosto de 2014, durante a realização da 5ª edição do evento, o Referencial GBC Brasil Casa. O referencial foi criado para avaliar diferentes questões de sustentabilidade específicas para projetos residenciais. Após o lançamento, duas casas foram certificadas e outras 14 estão em processo de certificação, incluindo dois prédios residenciais. Dentre os 14 projetos, sete estão em fase “piloto” e serão finalizadas ainda este ano, e os demais projetos com previsão para terminar em 2016.

Para Felipe Faria, há ao menos 700 grandes empreendimentos em processo de certificação LEED demandando soluções e serviços com foco em eficiência e diminuição de impactos socioambientais. “Observamos que estamos em um crescente processo de conscientização do mercado, governo e sociedade ao conceito de sustentabilidade, princípio norteador do novo tratado que guiará a relação entre homem e planeta”, completa o executivo.

6ª Greenbuilding Brasil em números

Para este ano, a expectativa da organização do evento é reunir um público de cinco mil visitantes, com mais de mil congressistas e 100 empresas expositoras, nacionais e internacionais, distribuídas em um espaço de mais de seis mil metros quadrados.

Ao longo dos três dias de evento, cerca de 60 sessões técnico-educacionais que serão ministradas por 135 palestrantes: desempenho energético, cidades resilientes, escolas e hospitais auto suficientes em energia, novas certificações LEED (residenciais e em creches), redução de custo na construção por meio da sustentabilidade, utilização da madeira na construção, coleta automatizada de resíduos sólidos urbanos, as construções sustentáveis e sua relação com a saúde, bem-estar e a produtividade nos escritórios, são alguns dos exemplos. “A Greenbuilding Brasil é uma ferramenta eficaz na disseminação das boas práticas sustentáveis na construção civil, no Brasil e em toda a América Latina”, afirma Sergio Jardim, diretor geral da Clarion Events Brasil, empresa organizadora do evento.

O programa de conferências desta edição contará com a presença da ex-ministra Marina Silva, que falará sobre a interdependência das questões ambientais, sociais, econômicas e políticas, chamando atenção para as oportunidades das construções sustentáveis e esboço de um novo cenário na chamada “política de suporte”, alinhando os esforços da iniciativa privada, governos e sociedade.

A programação completa do programa de conferências está disponível no website oficial do evento: http://www.expogbcbrasil.org.br/2015/agenda-da-conferencia/.

Share

Check out more news:

The meeting highlighted the leading role of women, the potential of socio-bioeconomy, and the integration of climate and biodiversity as pathways for sustainable development in the Amazon region.
Campo Grande will host the 1st ICLEI Brazil Centre-West Meeting from 22 to 24 October, bringing together local governments and partners to prepare the region for COP30.
The event will bring together local governments, academia, the private sector, and civil society to strengthen climate governance in the Northeast and prepare the region's contributions to the global conference in Belém.
ICLEI South America event brought together public authorities, specialists and startups to co-create sustainable solutions to support the territory
WordPress premium plugins