Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas de Canoas

2023

Acessar

Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas de Canoas

As emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) ocasionam mudanças na temperatura, precipitação, umidade e em outras variáveis climáticas. Esse desequilíbrio provoca o aumento na frequência e na intensidade de eventos extremos, como inundações fluviais, deslizamentos, secas e ondas de calor, além da elevação do nível médio do mar, com impactos diferentes em cada região do planeta.

 

Em países em desenvolvimento como o Brasil, a vulnerabilidade à crise do clima é elevada, pois os índices de desigualdade social e pobreza são altos, causando maior suscetibilidade e menor capacidade de adaptação da população aos eventos extremos. Em escala municipal, o impacto dos eventos climáticos irá variar de acordo com a infraestrutura da cidade e uma série de fatores ambientais.

 

É necessário que os municípios desenvolvam estudos climáticos de forma a identificar as principais ameaças climáticas atuais e futuras e os potenciais impactos para a cidade e seus habitantes. Neste contexto, este relatório apresenta a Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas do município de Canoas/RS, contendo um diagnóstico das ameaças climáticas relevantes e as regiões mais susceptíveis aos eventos climáticos e que, por consequência, devem ser priorizadas ao se desenvolver ações e medidas de adaptação à mudança do clima.


Voltar
Compartilhe