19/08/2020

Santa Fé e Rosário avançam em seus Planos de Ação de Logística Urbana de Baixo Carbono

Um dos principais objetivos do projeto EcoLogistics é apoiar os governos locais no desenvolvimento de seus Planos de Ação de Logística Urbana de Baixo Carbono (Low Carbon Action Plan for Urban Freight – LCAP-UF), que por meio de um processo participativo busca elaborar ações para que os governos locais consigam reduzir as emissões de GEE provenientes do setor de logística urbana. É o Plano de Ação que estabelecerá os objetivos de redução das emissões e as ações e projetos que necessitam ser implementadas para tal.

Após as análises iniciais dos marcos e políticas locais e nacionais, da elaboração da análise swot e das reuniões preliminares de validação, realizadas no primeiro semestre de 2020, durante o mês de agosto aconteceram os primeiros workshops do EcoLogistics na Argentina, para definir as condições propícias para executar as ações selecionadas pelas cidades .

“A inclusão de outros atores, como o setor privado, na discussão das ações é um dos diferenciais deste projeto. Esse workshop é um momento importante pois avançamos do diagnóstico para a formulação de um plano de ação que tem o objetivo de chegar a recomendações, mas também implementar medidas demonstrativas e apontar o caminho para um território mais sustentável”, explica Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul.

“Para Santa Fé, é muito importante participar deste primeiro workshop de Plano de Ação de Logística Urbana. Criar alianças e compartilhar informações e boas práticas é vital no combate à mudança climática”, declarou Emilio Jatón, prefeito da cidade, no workshop realizado com o grupo de trabalho no dia 03 de agosto.

É fundamental a participação das instituições e das empresas que são responsáveis também pela mobilidade em Rosário. É vital abrir esse diálogo sobre o tema de logística urbana para trabalhar em equipe” declarou Natalia Feldman, Subsecretária de Meio Ambiente de Rosário.

“A Estratégia de Mobilidade Urbana Sustentável tem que ser segura, inclusiva, integrada, limpa e produtiva. Do ponto de vista ambiental, social e de gênero, são seis linhas de ação que incluem o desenvolvimento de sistemas, o desenvolvimento urbano equilibrado, a gestão da mobilidade, a formulação de planos e segurança viária, bem como o desenho e aplicação de inovação e sistemas transporte inteligente”, explicou Angie Palacios, Executiva Principal, Vice-Presidenta de Infraestrutura do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, que participou do último workshop.

Para mais informações sobre o projeto EcoLogistics acesse: https://ecomobility.org/ecologistics/

 

Compartilhar:

Confira mais notícias:

Encontro destacou o protagonismo feminino, o potencial da sociobioeconomia e a integração entre clima e biodiversidade como caminhos para um desenvolvimento sustentável na região amazônica.
Campo Grande recebe, de 22 a 24 de outubro, o 1º Encontro Centro-Oeste ICLEI Brasil, reunindo governos locais e parceiros para preparar a região para a COP30.
Evento reunirá governos locais, academia, setor privado e sociedade civil para fortalecer a governança climática no Nordeste e preparar contribuições da região para a conferência global em Belém.
Evento do ICLEI América do Sul reuniu poder público, especialistas e startups para cocriar soluções sustentáveis que apoiem o território
plugins premium WordPress