- A Rede Internacional ICLEI de cidades e regiões que trabalham pela sustentabilidade e pela construção de um futuro sustentável anunciou a abertura de um novo escritório nas instalações da Área Metropolitana do Vale do Aburrá.
- Para a Entidade Metropolitana, este anúncio significa a possibilidade de desenvolver novos projetos e continuar a reforçar as suas melhores práticas no cenário mundial.
A ICLEI América do Sul está expandindo sua presença física na região, e a Região Metropolitana do Vale do Aburrá sediará seu primeiro escritório nacional na Colômbia. O Secretário Executivo da ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, celebrou o acordo de parceria com o Diretor da Região Metropolitana, Eugenio Prieto Soto, durante um café da manhã com a delegação sul-americana na COP23.
O escritório nacional ajudará a atender e expandir os governos locais parceiros do ICLEI, apoiará projetos locais e implementará programas regionais. Isso contribuirá para ampliar o alcance da Rede nos municípios de língua espanhola da Colômbia e em toda a região da América do Sul. Sua instalação na Colômbia também apoiará a região do Vale do Aburrá na conquista de suas próprias metas de sustentabilidade.
“Estamos satisfeitos por termos a oportunidade de ampliar nossa presença na Colômbia e colaborar com uma região que busca superar seus desafios ambientais seguindo as diretrizes de sustentabilidade que vêm sendo debatidas ultimamente”, comemorou Rodrigo Perpétuo.
Entre as responsabilidades da nova sede, a Região Metropolitana do Vale do Aburrá assumirá a coordenação nacional no Comitê Executivo Regional (RexCom) do ICLEI. Além disso, a região sediará pelo menos um evento anual sobre os temas de atuação do ICLEI. Também se beneficiará da participação na segunda fase do projeto internacional. LEDs urbanos para o planejamento e execução de estratégias de desenvolvimento de baixo carbono, que em sua primeira etapa contou com a participação de oito municípios brasileiros.
A Região Metropolitana do Vale do Aburrá compreende 10 municípios: Medellín (como cidade principal), Barbosa, Girardota, Copacabana, Bello, Envigado, Itagüí, La Estrella, Sabaneta e Caldas, e é membro do ICLEI desde julho de 2017. Em março deste ano, foi uma das instituições coorganizadoras do Workshop. “Implementação local de metas globais de sustentabilidade”, organizado pelo ICLEI, pela Prefeitura de Medellín, pela ACI Medellín e pelo Centro Rio+/PNUD, na Colômbia.
A parceria recém-firmada tem início previsto para 2018, com duração de um ano, podendo ser prorrogada por mais um ano.