Minas Gerais se torna o primeiro estado da América Latina a aderir à campanha Race to Zero

No mesmo evento foi assinado protocolo de intenções com a ONG SOS Mata Atlântica

09 de jun de 2021

Foto: Divulgação // Governo de Minas

O governador de Migas Gerais, Romeu Zema, e o embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, assinaram o acordo nesta quarta-feira (9) para zerar a emissão líquida de gases de efeito estufa até 2050.

 

“A adesão de Minas reforça o compromisso em garantir o desenvolvimento econômico e sustentável. No Race to Zero, Minas Gerais se juntará a outros estados de diferentes países do mundo que já integram a campanha, como Califórnia, Nova York, Havaí e Washington, nos Estados Unidos; Catalunha, Madrid e Navarra, na Espanha. Há ainda estados da Suécia, Austrália, Reino Unido, Canadá, Alemanha e Bélgica”, disse Zema.

Foto: Divulgação // Governo de Minas

 

Minas Gerais, associado ao ICLEI desde 2007, já está desenvolvendo ações para atrair investimentos no setor de energias renováveis, sendo o estado líder no Brasil em geração solar fotovoltaica, com 18% de toda a potência instalada no Brasil. Essa energia evita a emissão de 394 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano.

 

No início de 2021, o estado também anunciou a instalação de uma fábrica de veículos elétricos e baterias que deve ajudar a eliminar a emissão de gases.

 

“Será criado também o Fórum Mineiro de Energia e Mudanças Climáticas, que vai determinar medidas específicas para alcançar o Race To Zero até 2050. Também estão sendo elaborados projetos para análise na Assembleia criando a Lei de Enfrentamento a emergência climática”, destacou Zema.

 

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, afirmou que o ato desta quarta-feira se tornou um compromisso público do governo de Minas com o meio ambiente. “Hoje é um dia muito especial para Minas Gerais, pois é, de fato, um compromisso público do governo em um processo de descarbonização da nossa economia, chancelado e junto com o setor produtivo do estado de Minas Gerais. O governador tem nos dado a diretriz diária de construção do desenvolvimento econômico sustentável no nosso estado”, frisou a secretária.

 

No mesmo evento foi assinado protocolo de intenções com a ONG SOS Mata Atlântica para conservação e restauração ecológica de áreas no Bioma Mata Atlântica em Minas Gerais. 

 

Após a cerimônia, o Estado também assinou uma carta compromisso com a Aliança pela Ação Climática – ACA Brasil, coordenada pelo ICLEI América do Sul, o Instituto Clima e Sociedade, o CDP Latin America e o Centro Brasil no Clima, que busca adotar medidas sistematizadas para aumentar o apoio público no enfrentamento à crise climática, contribuindo para que os países cumpram com os compromissos firmados no Acordo de Paris.

 

Foto: Divulgação // Governo de Minas

 

ICLEI  e o estado de Minas Gerais

 

O estado de Minas Gerais associou-se ao ICLEI em 2007. Um ano antes, participou da II Conferência Internacional sobre Compras Verdes, realizada em Barcelona, na Espanha, onde foram apresentadas as práticas mundiais mais avançadas sobre compras públicas sustentáveis.

 

Ainda em 2006, o estado participou do projeto-piloto denominado “Fomentando as Compras Públicas Sustentáveis no Brasil” que tinha dentre seus objetivos canalizar toda capacidade de conhecimentos para promover as compras públicas sustentáveis.

 

Sobre a Race to Zero

 

A campanha Race to Zero (ou “Corrida para Zero”, em português) é uma coalização de cidades comprometidas com a definição de metas de desenvolvimento sustentável baseadas na ciência e com a implementação de ações climáticas inclusivas e resilientes. Liderada pela presidência da COP26 e por organizações mundiais, a campanha global integra o esforço do Grupo Constituinte de Governos Locais e Autoridades Municipais (LGMA) da UNFCCC para potencializar o engajamento em torno da mudança para uma economia descarbonizada antes da COP26.