Atuação

Projetos Técnicos

Com a atribuição de instrumentalizar as metodologias e ferramentas formuladas pelo Escritório Regional do ICLEI na América Sul, a área de Projetos Técnicos também é responsável pela execução de projetos de consultoria, pela prestação de apoio técnico institucional e pela transferência de conhecimento entre os associados da nossa Rede.

 

Promove estudos, soluções e planejamento climático para apoiar as cidades e estados a avançarem na agenda climática, além de fomentar a mitigação de Gases do Efeito Estufa (GEEs) e a resiliência climática nos territórios. Também capacita gestores públicos na criação de ferramentas e metodologias que embasem o desenvolvimento de políticas públicas em Mudança do Clima.

 

A área trabalha com dois caminhos estratégicos traçados pelo ICLEI para o desenvolvimento que permitem aos governos subnacionais implementarem mudanças de forma integral em sistemas urbanos: desenvolvimento de baixa emissão e desenvolvimento resiliente.

A partir dos mecanismos elaborados pelo ICLEI América Sul, a área de Projetos Técnicos trabalha para a disseminação de conteúdos técnicos para os nossos associados, parceiros e para própria equipe do ICLEI.

 

Como principais responsabilidades da área estão a execução de contratos de consultoria e do Pacote de Soluções, apoio às cidades na participação de projetos de cooperação e sistematização de metodologias, além de realizar treinamentos, apoiar atividades dos projetos e dar suporte aos associados.

 

Atualmente, a área de Projetos Técnicos atua em dois caminhos para o desenvolvimento urbano sustentável traçados pelo ICLEI: de baixa emissão, com a formulação de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs), Cenários de Emissões e Sistema de Estimativas de Emissões, e desenvolvimento resiliente, com Estratégias de Resiliência com Base em Análises de Vulnerabilidade.